Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) O psicodiagnóstico é um processo que tem início em uma consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico.

Análise das alternativas:

 

a) O levantamento quantitativo e qualitativo dos dados, incluindo a integração deles, constitui a última etapa de um processo psicodiagnóstico.

 

INCORRETA. O levantamento quantitativo e qualitativo dos dados constitui a terceira etapa do processo psicodiagnóstico, sendo posterior à definição das hipóteses iniciais e ao planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico. No total, são cinco etapas. 
 

b) O psicodiagnóstico é um processo que tem início em uma consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico.

 

CORRETA. Esta é a definição de psicodiagnóstico. Tal tipo de avaliação decorre da existência de um problema prévio, que o psicólogo deve identificar e avaliar, para conseguir chegar a um diagnóstico.
 

c) Na prática, considera-se que os sintomas estão presentes quando os limites da variabilidade normal não são ultrapassados.

 

INCORRETA. Fala-se em sintoma quando parece possível atribuir-lhe uma significação clínica. De acordo com Yager e Gitlin (1999), pode-se afirmar que os sintomas estão presentes quando os limites da variabilidade normal são ultrapassados. 
 

d) Um problema é identificado quando são reconhecidas alterações ou mudanças nos padrões de comportamento normal, que são percebidas como sendo de natureza exclusivamente qualitativa.

 

INCORRETA. São percebidas como sendo de natureza quantitativa ou qualitativa.

 

e) Não é necessário que o paciente apresente certo número de características sintomatológicas, durante determinado período de tempo, para ser possível chegar a uma decisão/conclusão diagnóstica.

 

INCORRETA. De forma intuitiva, percebe-se onde está o erro. Certamente, é necessário que o paciente apresente certo número de características sintomatológicas para se chegar a uma decisão diagnóstica. Durante o processo, o psicólogo deve lançar mão de critérios operacionais. 

 


Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *