Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Assinale a única alternativa INCORRETA sobre os passos do processo psicodiagnóstico.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A definição de quem terá acesso aos dados do psicodiagnóstico ocorre, quando o processo psicodiagnóstico chega ao fim.

  

Assinale a única alternativa INCORRETA sobre os passos do processo psicodiagnóstico.

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar o recorte textual a seguir, extraído da obra de Cunha (2000, p.107), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 
  • O contrato de trabalho envolve um comprometimento de ambas as partes de cumprir certas obrigações formais.
 
  • O psicólogo compromete-se a realizar um exame, durante certo número de sessões, cada uma com duração prevista, em horário predeterminado, definindo com o paciente ou responsável os tipos de informes necessários e quem terá acesso aos dados do exame. Eventualmente, tal informação já está determinada pelo encaminhamento, mas sempre convém examinar se existe uma aceitação tácita do interessado a respeito.
 
 

Análise das alternativas

 

a)  Os objetivos do psicodiagnóstico dependem das perguntas iniciais, cujas prováveis respostas são estruturadas em forma de hipóteses, as quais serão confirmadas ou não ao longo do processo.

CORRETA. Sobre o assunto, Cunha (2000, p.105) menciona:

“O processo psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo.”

 

b)  O contrato de trabalho do psicodiagnóstico envolve o comprometimento mútuo do psicólogo e do paciente em cumprir certas obrigações formais.

CORRETA. A colocação encontra respaldo com o que menciona a literatura supracitada de Cunha (2000), portanto, opção CERTA.

   

c)  A definição de quem terá acesso aos dados do psicodiagnóstico ocorre, quando o processo psicodiagnóstico chega ao fim.

INCORRETA. Divergindo do exposto, conforme apresentado no tópico “Base teórica para a compreensão da questão”, segundo Cunha (2000, p. 107), no momento do chamado “contrato de trabalho”, o profissional de psicologia já menciona quem terá acesso aos dados do exame, portanto, informação FALSA.

   

d)  Por meio do plano de avaliação, procura-se identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas inicias e suas possíveis respostas.

CORRETA. Conforme Cunha (2000, p.107):

“...o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas.”

 

e)  Uma das razões para o uso de uma bateria de testes é a tentativa de validação dos dados obtidos e o consequente aumento da confiabilidade da avaliação.

CORRETA. Sobre o que traz a alternativa, acompanhe o que preconiza Cunha (2000, p.109):

“A bateria de testes é utilizada por duas razões principais. Primeiramente, considera-se que nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo. Em segundo lugar, o emprego de uma série de testes envolve a tentativa de uma validação intertestes dos dados obtidos, a partir de cada instrumento em particular, diminuindo, dessa maneira, a margem de erro e fornecendo melhor fundamento para se chegar a inferências clínicas”

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *