Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) O fato de o resultado de um psicodiagnóstico nem sempre satisfazer às necessidades da fonte de solicitação deve-se, geralmente, à dificuldade de precisão das informações que se pretende solicitar.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta.  O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. 

 

b) Incorreta. O psicodiagnóstico derivou da psicologia clínica, introduzida por Lighter Witmer, em 1896, e criada sob a tradição da psicologia acadêmica e da tradição médica.

 

c) Correta. O fato de o resultado de um psicodiagnóstico nem sempre satisfazer às necessidades da fonte de solicitação deve-se, geralmente, à dificuldade de precisão das informações que se pretende solicitar. A afirmação está coerente e, portanto, será nossa resposta.

 

d) Incorreta. No psicodiagnóstico infantil, costuma-se entrevistar os pais, antes de ver a criança, com o objetivo de obter informações o mais abrangentes possíveis sobre o problema e sobre como a criança é. Dessa forma, na entrevista com os pais, a criança, geralmente, não está presente.

 

e) Incorreta. Nas entrevistas realizadas com os pais, deve-se combinar que eles conversem com a criança a respeito do motivo pelo qual é levada ao psicólogo. Assim, esse pode ser o início do diálogo com a criança, dentro da sala de jogo, sendo importante, então, perguntar se sabe o que está fazendo ali ou o que seus pais falaram sobre sua vinda ao psicólogo. 

 


Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *