Para Maria Esther Garcia Arzeno, o primeiro passo do psicodiagnóstico ocorre
- A) quando há a realização de estratégia diagnóstica planejada, fazendo-se modificações durante o percurso, se necessário.
- B) na ou nas primeiras entrevistas nas quais tenta-se esclarecer o motivo latente e o motivo manifesto da consulta, as ansiedades e defesas que a pessoa que consulta mostra, a fantasia de doença, cura e análise que cada um traz.
- C) com a disponibilidade para refletir sobre o material colhido anteriormente e sobre nossas hipóteses iniciais para planejar os passos a serem seguidos e os instrumentos diagnósticos a serem utilizados.
- D) desde o momento em que o consultante faz a solicitação da consulta até o encontro pessoal com o profissional.
- E) quando se estuda o material colhido para obter um quadro o mais claro possível sobre o caso em questão.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) desde o momento em que o consultante faz a solicitação da consulta até o encontro pessoal com o profissional.
Etapas do processo psicodiagnóstico, segundo Arzeno:
Primeiro Momento: ocorre desde o momento em que o consultante faz a solicitação da consulta até o encontro pessoal com o profissional.
Segundo Momento: ocorre nas primeiras entrevistas nas quais tenta-se esclarecer o motivo latente e o motivo manifesto da consulta, as ansiedades e defesas que a pessoa que consulta mostra (e seus pais ou o resto da família), a fantasia de doença, cura e análise que cada um traz e a construção da história do indivíduo e da família em questão.
Terceiro Momento: é o que dedicamos a refletir sobre o material colhido anteriormente e sobre nossas hipóteses iniciais para planejar os passos a serem seguidos e os instrumentos diagnósticos a serem utilizados: hora do jogo individual com crianças e púberes, entrevistas familiares diagnósticas, testes gráficos, verbais, lúdicos, etc. Em alguns casos é imprescindível incluir entrevistas vinculares com os membros mais implicados na patologia do grupo familiar.
Quarto Momento: consiste na realização da estratégia diagnóstica planejada. A melhor orientação para cada caso virá da experiência clínica e nível de análise pessoal do profissional.
Quinto Momento: é aquele dedicado ao estudo do material colhido para obter um quadro o mais claro possível sobre o caso em questão. É necessário buscar recorrências e convergências dentro do material, encontrar o significado de pontos obscuros ou produções estranhas, correlacionar os diferentes instrumentos utilizados entre si e com a história do indivíduo e da família. Os testes devem ser tabulados corretamente e deve-se interpretar estes resultados para integrá-los ao restante do material.
Sexto Momento (Entrevista de Devolução): Pode ser somente uma ou várias. Geralmente é feita de forma separada, uma com o indivíduo que foi trazido como protagonista principal da consulta e outra com os pais e o restante da família. Se a consulta foi iniciada como familiar, a devolução e nossas conclusões também serão feitas a toda a família.
Sétimo Momento: Consiste na elaboração do informe psicológico, se solicitado.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Aqui é descrito o quarto passo.
b) Incorreta. A alternativa descreve o segundo passo do diagnóstico.
c) Incorreta. Aqui é descrito o terceiro passo.
d) Correta. A alternativa descreve o primeiro passo do diagnóstico, conforme exposto acima. Esta será nossa resposta.
e) Incorreta. Aqui é descrito o quinto passo.
Deixe um comentário