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O psicodiagnóstico é um processo científico que parte de perguntas específicas e formula hipóteses que serão confirmadas ou não. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) Os objetivos do psicodiagnóstico dependem das perguntas iniciais.

Análise das alternativas:

 

a)  Os objetivos do psicodiagnóstico dependem das perguntas iniciais.

 

CORRETA. No momento em que é possível levantar as questões básicas e estabelecer os objetivos, o que, em geral, ocorre no fim da primeira ou segunda entrevista, há condições para o estabelecimento de um plano de avaliação com base nas hipóteses.
 

b)  Uma vez estabelecido o contrato de trabalho, esse deve ser inflexível para evitar modificações e revisões de suas bases.
 

INCORRETA. O contrato de trabalho deve envolver certo grau de flexibilidade, devendo ser revisto sempre que o desenvolvimento do processo tiver de sofrer modificações, seja porque novas hipóteses precisam ser investigadas, seja por ficar obstaculizado por defesas do próprio paciente. 

 

c)  Pode-se afirmar que a psicometria e o psicodiagnóstico são sinônimos.

 

INCORRETA. O psicodiagnóstico não é sinônimo de psicometria. Nesta, valoriza-se os aspectos técnicos da testagem, enquanto naquele, há utilização de testes e de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas. 

 

d)  O plano de avaliação é um cronograma de atendimento apresentado aos clientes, contemplando a entrevista inicial, as sessões de atendimento e a entrevista devolutiva.

 

INCORRETA. Essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas. Em outras palavras, consiste em programar a administração de uma série de instrumentos adequados ao sujeito específico e especialmente selecionados para fornecer subsídios para que se possa chegar às respostas para as perguntas iniciais. 

 

e)  Atribui-se a paternidade do psicodiagnóstico a Freud, Jung e Adler pelos trabalhos realizados no campo psicanalítico.

 

INCORRETA. Nessa área, foram marcantes os trabalhos de Galton, que introduziu o estudo das diferenças individuais, de Catell, a quem se devem as primeiras provas, designadas como testes mentais, e de Binet, que propôs a utilização do exame psicológico como coadjuvante da avaliação pedagógica. Por tais razões, a esses três autores é atribuída a paternidade do psicodiagnóstico. 

 


Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.

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