Durante o processo psicodiagnóstico com a criança, pode ser que a mesma requeira a participação do psicólogo em seu jogo.
Neste caso, o analista deve:
- A) entrar na fantasia da criança, encenando o papel demandado por ela.
- B) encerrar a sessão, a fim de evitar a contratransferência.
- C) interpretar imediatamente o conteúdo latente, expondo-o à criança.
- D) observar, compreender e cooperar com a criança.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) observar, compreender e cooperar com a criança.
Gabarito: Letra D
Segundo Arzeno, a função do psicólogo é onservar, compreender e cooperar com a criança.
“O papel que o psicólogo cumpre durante o processo psicodiagnóstico é um papel passivo, já que funciona como observador, e ativo na medida em que sua atitude atenta e aberta (atenção flutuante) permite-lhe a compreensão e a formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado. Pode acontecer que a criança requeira nossa participação. fazendo-nos desempenhar um papel complementar. Pode surgir, inclusive, a necessidade de uma sinalização (por exemplo, quando a criança se bloqueia ou manifesta sua rejeição através da inibição da atividade lúdica). Entendemos por sinalização a explicitação de aspectos dissociados manifestos da conduta Em hipótese alguma devem ser incluidas interpretações, já que estas apontam para o latente. Outro tipo de participação é o estabelecimento declimites, Caso 0 paciente tenda a romper o enquadramento. Neste sentido, toda a participação do entrevistador tem como objetivo criar as condições ótimas para que a criança possa brincar com a maior espontaneidade possivel, uma vez que esta, como qualquer outra situação nova, provoca ansiedade. A função especifica consiste em observar, compreender e cooperar com a criança.”
a) entrar na fantasia da criança, encenando o papel demandado por ela.
b) encerrar a sessão, a fim de evitar a contratransferência.
c) interpretar imediatamente o conteúdo latente, expondo-o à criança.
d) observar, compreender e cooperar com a criança.
Nosso gabarito é Letra D
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