Em relação ao psicodiagnóstico, considere as afirmativas abaixo.
I. O psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prevenção, quando visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.
II. O psicodiagnóstico pode ser realizado por uma equipe multiprofissional para a consecução dos objetivos, quando é utilizado o modelo de avaliação psicológica, incluindo técnicas e testes psicológicos.
III. O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, abrange todos os modelos de avaliação psicológica das diferenças individuais.
IV. O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
- A) Apenas II e IV.
- B) Apenas I e II.
- C) Apenas I e III.
- D) Apenas I e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Apenas I e IV.
Explorando o assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:
1) Sobre o Psicodiagnóstico
2) Análise das alternativas
1) Sobre o Psicodiagnóstico
Segundo Cunha (2005, p. 26):
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”
Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2005, p. 27), atentando-se especificamente para os grifos em azul:
OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000. |
Objetivos |
Classificação simples O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual |
Descrição Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos. |
Classificação nosológica Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos |
Diagnóstico diferencial São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia. |
Avaliação compreensiva É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos |
Entendimento Dinâmico Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc |
Prevenção Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes. |
Prognóstico Determina o curso provável do caso. |
Perícia Forense Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc. |
2) Análise das alternativas
CORRETA. A informação, de fato, diz respeito ao objetivo de “Prevenção”, portanto, opção CERTA.
INCORRETA. Contrariando a colocação, quando em configuração multiprofissional, Cunha (2005, p.29) recomenda:
“[...] por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), para a consecução dos objetivos citados e, eventualmente, de outros, desde que cada profissional utilize o seu modelo próprio, em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social, etc.).”
INCORRETA. Divergindo do exposto, Cunha (2005, p. 23) preconiza:
“Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.”
CORRETA. A proposição é corroborada pelo recorte textual destacado em tópico explicativo supracitado, portanto, opção CERTA.
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que apenas as afirmativas I e IV estão corretas, portanto, LETRA “D”.
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Fonte consultada:
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
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