Segundo Jurema Alcides Cunha, autora da obra largamente conhecida Psicodiagnóstico-V, a expressão “Estratégias de avaliação psicológica”, cada vez mais utilizada na literatura específica, aplica-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação, sendo que, em relação à estratégia da avaliação comportamental, a autora considera que ela foi abdicando da simples identificação de comportamento salvo, perfeitamente distinguíveis e observáveis, para começar a incorporar (apesar das fortes objeções iniciais) modalidades
- A) físicas e, mesmo, hipoafetivas.
- B) emotivas e, mesmo, neuropsíquicas.
- C) cognitivas e, mesmo, afetivas.
- D) dinâmicas e, mesmo, não mensuráveis.
- E) únicas e, mesmo, intransferíveis.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) cognitivas e, mesmo, afetivas.
Gabarito Letra C
Segundo Jurema Alcides Cunha, autora da obra largamente conhecida Psicodiagnóstico-V, a expressão “Estratégias de avaliação psicológica”, cada vez mais utilizada na literatura específica, aplica-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação, sendo que, em relação à estratégia da avaliação comportamental, a autora considera que ela foi abdicando da simples identificação de comportamento salvo, perfeitamente distinguíveis e observáveis, para começar a incorporar (apesar das fortes objeções iniciais) modalidades
Segundo a autora, a simples identificação de comportamento foi sendo abdicada para incorporar modalidades cognitivas e afetivas. Veja:
“A tais linhas de pensamento corresponderam, originariamente, estratégias de avaliação específicas, isto é, métodos e instrumentos típicos. Mas, já nas últimas décadas, foi tomando corpo uma tendência para a integração, que já vinha se esboçando há algum tempo. Desse modo, a estratégia da avaliação comportamental foi abdicando da simples identificação de comportamentos-alvo, perfeitamente distinguíveis e observáveis, mas numa abordagem muito idiossincrásica, para começar a incorporar modalidades cognitivas e, mesmo, afetivas, apesar das fortes objeções iniciais. Por outro lado, até psicólogos da mais tradicional orientação dinâmica têm, muitas vezes, recorrido a estratégias de outra orientação conceitual, devido a razões práticas ou científicas, neste caso, por vezes, pressionados por membros da comunidade acadêmica para serem mais efi cientes, com menos tempo e custo. Também, profissionais com referencial cognitivo passaram a lançar mão de técnicas projetivas para entendimento de motivações pessoais e de outros aspectos idiossincrásicos (Piotrowski & Keller, 1984) e igualmente incorporaram avanços do campo da neurociência (Mahoney, 1993).”
a) físicas e, mesmo, hipoafetivas.
b) emotivas e, mesmo, neuropsíquicas.
c) cognitivas e, mesmo, afetivas.
d) dinâmicas e, mesmo, não mensuráveis.
e) únicas e, mesmo, intransferíveis.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.
Deixe um comentário