O processo psicodiagnóstico pode ter vários objetivos. Quando o seu objetivo é o de realizar uma avaliação compreensiva, o profissional
- A) visa à identificação de problemas precocemente, avaliação de riscos e estima a força e fraqueza do ego de um indivíduo para enfrentar novas situações e conflitos.
- B) procura resolver questões relacionadas com insanidade, competência para o exercício de funções do cidadão e capacidade de julgamento crítico.
- C) avalia condições que podem interferir de alguma forma no curso e na realização dos objetivos propostos por um processo psicoterapêutico.
- D) investiga irregularidades e inconsistências de um quadro sintomático para diferenciar categorias nosológicas ou níveis de funcionamento.
- E) considera o caso numa perspectiva global, examinando o nível de funcionamento da personalidade, as funções do ego e a capacidade de insight, para indicação terapêutica.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) considera o caso numa perspectiva global, examinando o nível de funcionamento da personalidade, as funções do ego e a capacidade de insight, para indicação terapêutica.
O processo psicodiagnóstico pode ter vários objetivos. Quando o seu objetivo é o de realizar uma avaliação compreensiva, o profissional
a) visa à identificação de problemas precocemente, avaliação de riscos e estima a força e fraqueza do ego de um indivíduo para enfrentar novas situações e conflitos.
A questão está fundamentada na classificação de Cunha, contida no livro Psicodiagnóstico-V:
"Classificação Simples - O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.
Descrição - Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.
Classificação Nosológica - Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
Diagnóstico Diferencial - São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
Avaliação Compreensiva - É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.
Entendimento Dinâmico - Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc.
Prevenção - Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e
fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.
Prognóstico - Determina o curso provável do caso.
Perícia forense - Fornece subsídios para questões relacionadas com 'insanidade', competência para o exercício
das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com
infrações da lei, etc."
De acordo com Cunha, essa alternativa fala sobre o objetivo da prevenção.
Assertiva Falsa.
b) procura resolver questões relacionadas com insanidade, competência para o exercício de funções do cidadão e capacidade de julgamento crítico.
A alternativa está falando sobre a perícia forense.
Assertiva Falsa.
c) avalia condições que podem interferir de alguma forma no curso e na realização dos objetivos propostos por um processo psicoterapêutico.
Esse é o caso do prognóstico.
Assertiva Falsa.
d) investiga irregularidades e inconsistências de um quadro sintomático para diferenciar categorias nosológicas ou níveis de funcionamento.
Esse é o objetivo do diagnóstico diferencial.
Assertiva Falsa.
e) considera o caso numa perspectiva global, examinando o nível de funcionamento da personalidade, as funções do ego e a capacidade de insight, para indicação terapêutica.
Essa alternativa está de acordo com o que Cunha comenta sobre a avaliação compreensiva. Veja:
"O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento."
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra E.
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