Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O termo Psicologia Clínica foi utilizado, pela primeira vez, referindo-se a procedimentos diagnósticos utilizados na clínica médica, com crianças deficientes físicas e mentais. Esta área desenvolveu-se ao lado da Psicologia, como atividade voltada à prevenção e ao alívio do sofrimento

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) psíquico.

Segundo Ancona-Lopez

O termo Psicologia Clínica foi utilizado, pela primeira vez, em 1896, referindo-se a procedimentos diagnósticos utilizados junto à clínica médica, com crianças deficientes físicas e mentais. O interesse por esse diagnóstico surgiu a partir do momento em que as doenças mentais foram consideradas semelhantes às doenças físicas. Passaram, então, a fazer parte do universo de estudo da ciência, e não mais da religião, como anteriormente, quando eram consideradas castigos divinos ou possessões.
 

Pareadas com as doenças físicas, foi necessário observar as doenças mentais, verificar sua existência como entidades específicas, descrevê-las e classificá-las. Dessa forma, a par da Psiquiatria, atividade médica destinada a combater a doença mental, desenvolveu-se a Psicopatologia, ou seja, o ramo da ciência voltado ao estudo do comportamento anormal, definindo-o, compreendendo seus aspectos subjacentes, sua etiologia, classificação e aspectos sociais. Do mesmo modo, a par do desenvolvimento da Psicologia, isto é, do estudo sistemático da vida psíquica em geral, desenvolveu-se a Psicologia Clínica, como atividade voltada à prevenção e ao alívio do sofrimento psíquico.  

 


Conforme destacado no trecho acima, a Psicologia clínica desenvolveu-se ao lado da Psicologia, como atividade voltada à prevenção e ao alívio do sofrimento psíquico.

 

Esta questão poderíamos responder apenas considerando a informação que o enunciado nos forneceu. Como sabemos, a Psicologia clínica trata do sofrimento no nível psíquico. As outras alternativas apresentam expressões que não se adequam à atividade exercida por essa abordagem. Por isso, conseguimos eliminá-las sem grande dificuldade.

 


 

Fonte: ANCONA-LOPEZ, M. Contexto geral do diagnóstico psicológico. In. TRINCA, W. Diagnóstico psicológico: a prática clínica. São Paulo: EPU, 1984.  

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *