A entrevista devolutiva, em sua maioria, é resultante de um processo de avaliação psicológica, sendo esta entendida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto por métodos, técnicas e instrumentos.
Informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Na devolutiva de avaliação psicológica o profissional, quando diante de outras categorias profissionais ou do próprio cliente, deve prezar pela utilização de termos técnicos, não alterando assim as características dos instrumentos e técnicas utilizadas.
( ) Na devolutiva o psicólogo deve repassar todas as informações, cabendo aos recebedores apurarem aquelas mais relevantes para o caso.
( ) A utilização de testes desfavoráveis é possível apenas em dois casos: pesquisa e mediante autorização do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) em virtude de não haver outro instrumento similar para avaliação de determinadas características de personalidade.
( ) Para utilização de alguns instrumentos que exigem uma ou mais habilidades específicas (teóricas e de interpretação) por parte do aplicador, deve-se verificar, também, se não existem dificuldades físicas ou psíquicas do examinando.
- A) (V); (V); (F); (V).
- B) (F); (V); (V): (F).
- C) (V); (F); (V); (F).
- D) (F); (F); (F); (V).
Resposta:
A alternativa correta é letra D) (F); (F); (F); (V).
( F ) Na devolutiva de avaliação psicológica o profissional, quando diante de outras categorias profissionais ou do próprio cliente, deve prezar pela utilização de termos técnicos, não alterando assim as características dos instrumentos e técnicas utilizadas.
Incorreto. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:
"É importante destacar o tipo de linguagem a ser empregada na devolutiva. No caso de trabalhar a devolutiva entre colegas psicólogos, 0 comunicado pode ser feito em termos técnicos, constando as referências aos recursos utilizados e discutindo-se os detalhes dos aspectos mais primitivos às defesas mais regressivas e mais maduras do cliente. Já em relação a outros profissionais, o psicólogo deve compartilhar somente as informações relevantes, resguardando 0 caráter confidencial e preservando o sigilo.
(...)
Para uma devolutiva solicitada por escola, o psicólogo deve referir-se exclusivamente às questões levantadas na demanda inicial, em linguagem acessível a quem vai receber o resultado, tomando as devidas precauções no sentido de não invadir a intimidade do caso por questões que não se relacionem ao campo pedagógico."
Fonte: "Avaliação Psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia" (Pacanaro et al.)
( F ) Na devolutiva o psicólogo deve repassar todas as informações, cabendo aos recebedores apurarem aquelas mais relevantes para o caso.
Incorreto. Deve-se repassar apenas as informações necessárias.
( F ) A utilização de testes desfavoráveis é possível apenas em dois casos: pesquisa e mediante autorização do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) em virtude de não haver outro instrumento similar para avaliação de determinadas características de personalidade.
Incorreto. A pesquisa é a única possibilidade de uso de um teste com parecer desfavorável.
( V ) Para utilização de alguns instrumentos que exigem uma ou mais habilidades específicas (teóricas e de interpretação) por parte do aplicador, deve-se verificar, também, se não existem dificuldades físicas ou psíquicas do examinando.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:
"Para a utilização de alguns instrumentos que exigem uma ou mais habilidades específicas (teóricas e de interpretação) por parte do aplicador, deve-se verificar, também, se não existem dificuldades tanto por parte do psicólogo (conhecimento para a interpretação conforme a teoria e constructo em que o teste foi criado), ou, ainda, dificuldades físicas ou psíquicas do examinando. Ressalta-se a obrigatoriedade de utilizar-se o teste dentro dos padrões referidos por seu manual e cuidar da adequação do ambiente, do espaço físico, do vestuário dos aplicadores e de outros estímulos que possam interferir na aplicação."
Fonte: "Avaliação Psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia" (Pacanaro et al.)
Portanto, a sequência ficou F F F V. Encontramos a resposta na Letra D.
a) (V); (V); (F); (V). b) (F); (V); (V): (F). c) (V); (F); (V); (F). d) (F); (F); (F); (V).
Deixe um comentário