A avaliação psicológica infantil possui certas especificidades em comparação com a do adulto. Uma das dimensões que difere entre as duas populações é a referente às emoções. Assinale a alternativa que possui a formulação correta sobre o desenvolvimento emocional infanto-juvenil.
- A) Emoções determinam respostas imediatas para as crianças. A capacidade de regulação infanto-juvenil se refere à capacidade de manejar estados emocionais e ao desenvolvimento de estratégias adequadas. Esse processo é influenciado pelo processo de maturação cerebral.
- B) Crianças não possuem a maturidade necessária para responder a testes que avaliem sua condição socioemocional. Devido à sua impulsividade, deve-se aplicar a técnica de observação lúdica para essa avaliação.
- C) A habilidade regulação emocional possui uma relação ocasional com o comportamento. Ambos devem ser avaliados separadamente.
- D) Diante de um estímulo, a criança utiliza de seus recursos para interpretar sua realidade. A resposta comportamental é anterior a resposta emocional, pois o processo de interpretação tarda a ocorrer.
- E) A avaliação do desenvolvimento emocional infanto-juvenil apresenta poucas contribuições para a identificação precoce de prejuízos na dimensão socioafetiva.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Emoções determinam respostas imediatas para as crianças. A capacidade de regulação infanto-juvenil se refere à capacidade de manejar estados emocionais e ao desenvolvimento de estratégias adequadas. Esse processo é influenciado pelo processo de maturação cerebral.
Gabarito: Letra A
Assinale a alternativa que possui a formulação correta sobre o desenvolvimento emocional infanto-juvenil.
a) Emoções determinam respostas imediatas para as crianças. A capacidade de regulação infanto-juvenil se refere à capacidade de manejar estados emocionais e ao desenvolvimento de estratégias adequadas. Esse processo é influenciado pelo processo de maturação cerebral.
Certo!
b) Crianças não possuem a maturidade necessária para responder a testes que avaliem sua condição socioemocional. Devido à sua impulsividade, deve-se aplicar a técnica de observação lúdica para essa avaliação.
Errado. Testes criados com esse objetivo podem avaliar a condição socioemocional de crianças.
c) A habilidade regulação emocional possui uma relação ocasional com o comportamento. Ambos devem ser avaliados separadamente.
Errado. A habilidade regulação emocional possui uma relação direta com o comportamento das crianças.
d) Diante de um estímulo, a criança utiliza de seus recursos para interpretar sua realidade. A resposta comportamental é anterior a resposta emocional, pois o processo de interpretação tarda a ocorrer.
Errado. A resposta emocional é anterior a resposta comportamental.
e) A avaliação do desenvolvimento emocional infanto-juvenil apresenta poucas contribuições para a identificação precoce de prejuízos na dimensão socioafetiva.
Errado. A avaliação do desenvolvimento emocional infanto-juvenil apresenta grandes contribuições para a identificação precoce de prejuízos na dimensão socioafetiva.
Nosso gabarito é Letra A
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