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A avaliação psicológica é um processo sistemático que visa coletar informações e dados sobre um indivíduo, com o objetivo de compreender sua personalidade, habilidades, emoções, comportamentos e características psicológicas. Essa avaliação é realizada por profissionais da psicologia, como psicólogos, e utiliza uma variedade de técnicas e instrumentos específicos para obter uma visão abrangente e precisa do funcionamento psicológico da pessoa em questão. A respeito da avaliação psicológica, indique a alternativa em que os conceitos estão corretamente associados.

I. São utilizados para avaliar habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio e destreza física.

II. Baseiam-se na análise do inconsciente do indivíduo através da interpretação de estímulos livres, ambíguos ou simbólicos.

III. Utilizam escalas e normas para mensurar traços específicos da personalidade ou habilidades cognitivas.

IV. Mensuram a capacidade intelectual e são frequentemente utilizados em processos de seleção escolar e profissional.

a) Testes psicomotores.
b) Testes de inteligência.
c) Testes psicométricos.
d) Testes projetivos.

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) I-a; II-d; III-c; IV-b.

 

A questão pode ser respondida com os seguintes textos:

 

"Os testes psicométricos buscam mensurar, através de critérios objetivos (concretos e observáveis), o atributo ou construto que estão avaliando (p. ex., quociente de inteligência ou nível de depressão). Esse tipo de instrumento envolve tarefas padronizadas e foca-se muito mais no produto, ou seja, no resultado final, do que no processo ao longo da produção de respostas do sujeito. A análise dos resultados se utiliza de formas como correção mecânica e interpretação estatística (Pasquali, 2001). Eles são estruturados na forma de inventários, escalas, entre outros. Como exemplo, pode-se citar as Escalas Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS-III) (Wechsler, 2004) ou a versão para Crianças (Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças WISC-IV) (Wechsler, 2013), que avaliam diferentes funções cognitivas. Testes para investigação da personalidade como a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) (Nunes, Hutz & Nunes, 2010) ou ajustamento psicológico, como as Escalas Beck (Cunha, 2001), também podem ser citadas dentro desse espectro de materiais psicométricos.

 

Já nos testes projetivos, os critérios para interpretar e/ou caracterizar determinado construto são subjetivos (dinâmicos e não observáveis) (Bandeira, Trentini, Winck & Lieberknetch, 2006), envolvendo tarefas pouco estruturadas. Tanto a apuração das respostas quanto sua interpretação mostra-se mais sujeita à subjetividade do avaliador. Por tal razão, é imprescindível um profundo conhecimento do instrumento por parte deste, e da teoria que o embasa. Durante a avaliação também são levados em contal comportamentos exibidos durante a testagem, abrangendo todo o espectro de respostas, inclusive as não verbais (Bandeira et al., 2006; Pasquali, 2010). Estes podem envolver tarefas gráficas, como por exemplo, o H-T-P: Casa-Arvore-Pessoa (Buck, 2003), que através da análise dos desenhos de uma casa, árvore e pessoa procura obter informação de como a pessoa experiencia sua individualidade em relação aos outros e ao ambiente do lar. Outro tipo de técnica projetiva é aquela que envolve imagens onde a pessoa, através da percepção, apercepção e projeção, elabora respostas que ao serem interpretadas trazem dados tanto sobre a estrutura quanto a dinâmica de sua personalidade. Entre essas técnicas pode-se citar o Método de Rorschach Sistema Compreensivo de Exner (Exner, 1999) e o Teste de Apercepção Temática para Adultos (TAT) (Murray, 2005) ou a versão para Crianças (Teste de Apercepção Infantil Versão com Animais - CAT-A) (Bellak & Bellak, 1991)."

 

Fonte: "Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos" (Lins e Borsa)

 

e

"Os testes de aptidão psicomotora avaliam fatores como capacidade de manipular objetos e utilizar ferramentas. Eles envolvem tanto a coordenação entre os sentidos e movimentos (por exemplo, coordenação entre olhos e mãos) a quanto a precisão dos movimentos. Muitos testes psicomotores são testes de desempenho e não testes em papel porque as aptidões de interesse envolvem manipulação de objetos e não elementos cognitivos. As pessoas são avaliadas de acordo com sua capacidade de realizar tarefas manobras, como encaixar blocos de madeira em buracos de diferentes formatos ou utilizar ferramentas simples para manipular objetos." 

 

Fonte: "Psicologia nas Organizações" (Spector)

 

Nota-se que a banca diferenciou testes psicométricos de testes de inteligência. Não foi encontrada a referência que faz essa classificação.

 

No entanto, é possível responder essa questão com as referências utilizadas acima.

 

I. São utilizados para avaliar habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio e destreza física. (Testes Psicomotores - a)

 

II. Baseiam-se na análise do inconsciente do indivíduo através da interpretação de estímulos livres, ambíguos ou simbólicos. (Testes Projetivos - d)

 

III. Utilizam escalas e normas para mensurar traços específicos da personalidade ou habilidades cognitivas. (Testes Psicométricos - c)

 

IV. Mensuram a capacidade intelectual e são frequentemente utilizados em processos de seleção escolar e profissional. (Testes de Inteligência - b)


a) Testes psicomotores.
b) Testes de inteligência.
c) Testes psicométricos.
d) Testes projetivos.

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  I-a; II-b; III-c; IV-d.
b)  I-a; II-c; III-b; IV-d.
c)  I-d; II-c; III-b; IV-a.
d)  I-a; II-d; III-c; IV-b.
e)  I-c; II-b; III-d; IV-a.

 

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