Sobre a avaliação prospectiva de crianças, assinale a alternativa CORRETA.
- A) A realização de avaliação prospectiva, com objetivo do direcionamento adequado da formação da personalidade, se mostra necessária em muitos casos.
- B) O processo de intervenção da avaliação prospectiva tem por finalidade direcionar a criança a partir de sinais e sintomas por ela apresentados.
- C) A avaliação prospectiva, no contexto psicológico, não é indicada nos primeiros anos, pois a formação da personalidade ainda não foi concluída.
- D) Na avaliação prospectiva, os dados coletados e interpretados desencadeiam ações e estratégias de estimulação da criança, não sendo os familiares envolvidos no processo.
- E) A avaliação prospectiva, quando se trata de contexto psicológico, e inclusive realizada o mais precocemente possível, é concebida sempre em termos probabilísticos.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) A avaliação prospectiva, quando se trata de contexto psicológico, e inclusive realizada o mais precocemente possível, é concebida sempre em termos probabilísticos.
Sobre a avaliação prospectiva de crianças, assinale a alternativa CORRETA.
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar os recortes textuais a seguir, extraídos da obra de Cunha (2005, p.151), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
- É necessário esclarecer, de início, que a avaliação prospectiva, quando se trata de contexto psicológico, e inclusive realizada o mais precocemente possível, é concebida sempre em termos probabilísticos.
- O prognóstico esperado depende não somente da natureza do quadro clínico, de sua severidade e complicações, mas também de uma série de fatores incidentes, sejam individuais, sejam ambientais, que surgem e vão se acumulando ao longo da infância e prosseguem em outras fases da vida do ser humano.
Análise das alternativas
a) A realização de avaliação prospectiva, com objetivo do direcionamento adequado da formação da personalidade, se mostra necessária em muitos casos.
INCORRETA. Ao contrário do que afirma a assertiva, Cunha (2005, p.151) menciona:
“Há necessidade, em muitos casos, de realizar avaliação o mais cedo possível, acompanhada da oportuna intervenção, dando prosseguimento à atenção psicológica a esses primeiros anos, que são formadores da personalidade e ainda mais vulneráveis às mais diversas alterações”
b) O processo de intervenção da avaliação prospectiva tem por finalidade direcionar a criança a partir de sinais e sintomas por ela apresentados.
INCORRETA. Note que o recorte textual supracitado destaca que a avaliação prospectiva “é concebida sempre em termos probabilísticos”, portanto, opção FALSA.
c) A avaliação prospectiva, no contexto psicológico, não é indicada nos primeiros anos, pois a formação da personalidade ainda não foi concluída.
INCORRETA. Corrigindo: conforme Cunha (2005) “há necessidade, em muitos casos, de realizar avaliação o mais cedo possível, acompanhada da oportuna intervenção”, portanto, opção FALSA.
d) Na avaliação prospectiva, os dados coletados e interpretados desencadeiam ações e estratégias de estimulação da criança, não sendo os familiares envolvidos no processo.
INCORRETA. Para consulta do gabarito da questão vide LETRA “E”.
e) A avaliação prospectiva, quando se trata de contexto psicológico, e inclusive realizada o mais precocemente possível, é concebida sempre em termos probabilísticos.
CORRETA. O que traz a alternativa é compatível com o que preconiza a literatura supracitada de Cunha (2005), portanto, opção VERDADEIRA.
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Fontes consultadas:
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
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