É função da avaliação psicológica:
- A) Determinar comportamentos afetivos e sociais que sejam considerados problemáticos.
- B) Categorizar os tipos de sintomas apresentados pelo indivíduo e intervir nos sintomas identificados durante a avaliação.
- C) Realizar testagem psicológica para as problemáticas apresentadas pelo indivíduo; analisar e realizar intervenção psicoterápica para cada resultado encontrado.
- D) Classificar os dados levantados, descrever e caracterizar o perfil do indivíduo, prever comportamentos, planejar intervenção e acompanhar o indivíduo.
- E) Classificar o tipo de transtorno mental para ajudar o indivíduo a ter um melhor ajustamento aos ambientes em que esteja inserido.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Classificar os dados levantados, descrever e caracterizar o perfil do indivíduo, prever comportamentos, planejar intervenção e acompanhar o indivíduo.
É função da avaliação psicológica:
Veja o texto do CFP sobre avaliação psicológica:
"A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica.
Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:
1 . contexto no qual a avaliação psicológica se insere;
2. propósitos da avaliação psicológica;
3. construtos psicológicos a serem investigados;
4. adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;
5. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação."
Fonte: "Cartilha Avaliação Psicológica" (CFP)
Com base nisso, vamos analisar as alternativas abaixo.
a) Determinar comportamentos afetivos e sociais que sejam considerados problemáticos.
Conforme vimos, a função da avaliação psicológica é investigar, não determinar comportamentos.
Assertiva Falsa.
b) Categorizar os tipos de sintomas apresentados pelo indivíduo e intervir nos sintomas identificados durante a avaliação.
A avaliação psicológica não propõe intervenção nos sintomas durante o processo.
Assertiva Falsa.
c) Realizar testagem psicológica para as problemáticas apresentadas pelo indivíduo; analisar e realizar intervenção psicoterápica para cada resultado encontrado.
A avaliação psicológica é mais ampla que a testagem psicológica. Além disso, não propõe intervenção durante o processo, conforme vimos.
Assertiva Falsa.
d) Classificar os dados levantados, descrever e caracterizar o perfil do indivíduo, prever comportamentos, planejar intervenção e acompanhar o indivíduo.
Essa é a alternativa que mais se aproxima do conceito supracitado.
Assertiva Correta.
e) Classificar o tipo de transtorno mental para ajudar o indivíduo a ter um melhor ajustamento aos ambientes em que esteja inserido.
"Ajudar o indivíduo a ter um melhor ajustamento aos ambientes" foge do escopo da avaliação psicológica.
Assertiva Falsa.
Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
Deixe um comentário