Na realização da avaliação psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão obrigatoriamente em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente (fontes fundamentais de informação) e também recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação). Consideram-se fontes de informação, EXCETO:
- A) Relatos familiares obtidos por meio de entrevistas tecnicamente orientadas.
- B) Testes psicológicos aprovados pelo CFP.
- C) Entrevistas psicológicas e anamnese.
- D) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
- E) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Relatos familiares obtidos por meio de entrevistas tecnicamente orientadas.
Para explicar:
Na avaliação psicológica, é essencial basear as decisões em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente, além de recorrer a procedimentos e recursos auxiliares. As fontes de informação podem incluir entrevistas psicológicas, testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), anamnese, observações de comportamento e documentos técnicos de equipes multiprofissionais.
No entanto, os relatos familiares obtidos por meio de entrevistas tecnicamente orientadas não são considerados fontes confiáveis de informação, pois podem estar sujeitos a viés, interpretação subjetiva e falta de precisão. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Deixe um comentário