Crianças e adolescentes expostas a situações de risco tais como violência intrafamiliar, uso de drogas, privações de ordem afetiva, cultural e socioeconômica podem apresentar alguns comprometimentos no desenvolvimento biopsicossocial. Neste contexto, qual a finalidade da avaliação psicológica?
- A) Avaliar as características cognitivas para determinar a idade mental.
- B) Levantar dados para identificar a relação entre pobreza e dano psicológico.
- C) Levantar hipóteses de quadros clínicos relacionados a situações de risco.
- D) Avaliar aspectos psicológicos para elaborar intervenção multiprofissional e acompanhamento.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Avaliar aspectos psicológicos para elaborar intervenção multiprofissional e acompanhamento.
Crianças e adolescentes expostas a situações de risco tais como violência intrafamiliar, uso de drogas, privações de ordem afetiva, cultural e socioeconômica podem apresentar alguns comprometimentos no desenvolvimento biopsicossocial. Neste contexto, qual a finalidade da avaliação psicológica?
Veja mais sobre o tema:
"Por situação de risco pessoal e social, entende-se a condição em que se encontram crianças e adolescentes que, 'por suas circunstâncias de vida, estão expostas à violência, ao uso de drogas e a um conjunto de experiências relacionadas a privações de ordem afetiva, cultural e socioeconômica que desfavorecem o pleno desenvolvimento biopsicossocial' (Lescher, 2004, p. 11).
(...)
Os dados que emergem das várias categorias temáticas revelam o tipo de trabalho desenvolvido pelas entidades responsáveis pelo atendimento dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco assim como a atuação do psicólogo nessas entidades, mas revelam essencialmente a inconsistência entre o modelo clínico, individualizado e autônomo do psicólogo e o modelo assistencialista de atendimento das entidades. No caso do psicólogo, existe a perspectiva de uma versão individualizante, etnocêntrica, que se pretende universal, missionária e civilizadora, e que nega qualquer singularidade (Ropa, & Duarte, 1985) ou outras formas de atribuir significados, e que vê o sujeito com uma visão patologizante.
Esse modelo clínico, individualizante, impede que o psicólogo acompanhe as novas singularidades decorrentes das mudanças e os processo de integração de diversos protagonistas, o que requer o deslocamento do psicólogo nos diversos espaços por onde transita esse sujeito familiar ou institucional (Gonzáles-Rey, 2001).
(...)
Isso significa que o profissional de Psicologia que trabalha nas entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de risco deve entender e atuar sob a perspectiva de que a criança e o adolescente são sujeitos que precisam das políticas sociais básicas a fim de ter garantida a proteção integral, fundamental para o seu desenvolvimento."
Fonte: "O papel do psicólogo e das entidades junto a crianças e adolescentes em situação de risco" (Alberto et al.)
Com isso, vamos analisar as alternativas.
a) Avaliar as características cognitivas para determinar a idade mental.
A questão não trouxe nenhuma informação com a necessidade de determinar a idade mental.
Assertiva Falsa.
b) Levantar dados para identificar a relação entre pobreza e dano psicológico.
Essa alternativa expõe um problema muito amplo.
Assertiva Falsa.
c) Levantar hipóteses de quadros clínicos relacionados a situações de risco.
Essa alternativa também traz uma proposta muito genérica.
Assertiva Falsa.
d) Avaliar aspectos psicológicos para elaborar intervenção multiprofissional e acompanhamento.
Essa é a alternativa que está de acordo com o contexto de atuação: o trabalho em equipe multiprofissional. Algo necessário para a promoção de uma proteção integral.
Assertiva Correta.
Portanto, a alternativa correta é a Letra D.
Deixe um comentário