No que se refere aos processos de avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
- A) A anamnese é um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos.
- B) A avaliação psicológica é entendida como um processo que permite descrever e compreender a pessoa em suas diferentes características. Para isso é focada em aspectos da personalidade e chama a atenção para o cuidado ético de não se elaborar prognóstico a partir dessa avaliação, nem sugerir estratégias e/ou abordagens terapêuticas.
- C) O uso do genograma como técnica avaliativa e interventiva não difere da construção do genograma, usado com o intuito de se conhecer e contextualizar a demanda trazida pela família.
- D) O uso da quantificação em psicologia há muito foi proscrito: os escores produzidos por instrumentos psicométricos já não são utilizados como teste empírico de hipóteses, tampouco a avaliação da efetividade de intervenções.
- E) O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com o objetivo de proibir o uso de instrumentos psicológicos por profissionais de outras áreas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A anamnese é um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos.
No que se refere aos processos de avaliação psicológica, assinale a ALTERNATIVA CORRETA.
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar a definição de Silva & Bandeira (2016) sobre o conceito de anamnese, atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“A anamnese é um tipo de entrevista realizada para investigar a história do examinando, ou seja, os aspectos de sua vida considerados relevantes para o entendimento da queixa. [...] A anamnese é um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos. Durante o processo, deve-se dosar o uso de interpretações ou mesmo de apontamentos, pois é um momento de coleta de informações. Deve-se evitar posicionamentos a respeito do avaliando, que poderão ser oportunamente retomados na devolução dos resultados”
NOTA: na anamnese pode ocorrer do paciente apresentar um relato de forma espontânea de suas queixas, contudo, a fim de ter um conhecimento consistente a respeito do caso, o entrevistador pode dirigir alguns questionamentos que não emergiriam por meio de exposição livre, dessa forma, tem-se, portanto, um roteiro com perguntas principais que seriam complementadas por outras questões pelo paciente.
Análise das alternativas
a) A anamnese é um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos.
CORRETA. A informação trazida pela alternativa é compatível com o menciona a literatura supracitada de Silva & Bandeira (2016), portanto, opção CERTA.
b) A avaliação psicológica é entendida como um processo que permite descrever e compreender a pessoa em suas diferentes características. Para isso é focada em aspectos da personalidade e chama a atenção para o cuidado ético de não se elaborar prognóstico a partir dessa avaliação, nem sugerir estratégias e/ou abordagens terapêuticas.
INCORRETA. Corrigindo: divergindo do exposto, acompanhe o que menciona a Resolução CFP n.º 9/2018, no Art. 1º, sobre o assunto:
“Art. 1º - Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.”
c) O uso do genograma como técnica avaliativa e interventiva não difere da construção do genograma, usado com o intuito de se conhecer e contextualizar a demanda trazida pela família.
INCORRETA. Corrigindo: o genograma é a representação gráfica de uma família através de símbolos convencionados, onde a partir desta construção avaliativa tem-se subsídios para o conhecimento e atuação perante o sistema familiar, portanto, opção ERRADA.
d) O uso da quantificação em psicologia há muito foi proscrito: os escores produzidos por instrumentos psicométricos já não são utilizados como teste empírico de hipóteses, tampouco a avaliação da efetividade de intervenções.
INCORRETA. Corrigindo: o uso de instrumentos quantitativos em psicologia, seja através da pesquisa ou aplicação de testes, mantém a devida relevância na área no panorama contemporâneo, portanto, opção FALSA.
e) O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com o objetivo de proibir o uso de instrumentos psicológicos por profissionais de outras áreas.
INCORRETA. Corrigindo: segundo, informações advindas de sítio virtual da psicologia¹, o SATEPSI foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com o objetivo de avaliar a qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional, a partir da verificação objetiva de um conjunto de requisitos técnicos e divulgar informações sobre os testes psicológicos à comunidade e às(aos) psicólogas(os), portanto, opção FALSA.
_______________
Fonte consultada:
¹ https://bit.ly/40jcpBX
Silva, M. A., & Bandeira, D.R. (2016). A Entrevista de Anamnese. In C. S Hutz, D. R. Bandeira, C. M. Trentini, & J. F. Krug. (Orgs.), Psicodiagnóstico (pp. 52-67). Porto Alegre: RS: Artmed.
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP n.º 9/2018 _ Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Disponível em https://bit.ly/3VE7rgI
Deixe um comentário