Analise as afirmativas abaixo a respeito da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
1. Tem sido cada vez menos utilizada nos estudos psicométricos.
2. Permite verificar a capacidade de discriminação de determinado item ou um instrumento psicológico.
3. Quanto mais desenvolvida a habilidade em uma pessoa, menor suas pontuações em um instrumento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A) É correta apenas a afirmativa 2.
- B) É correta apenas a afirmativa 3.
- C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
- D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) É correta apenas a afirmativa 2.
Gabarito: Letra A
1. Tem sido cada vez menos utilizada nos estudos psicométricos.
Errado. A teoria de resposta ao item é muito utilizada nos estudos psicométricos.
2. Permite verificar a capacidade de discriminação de determinado item ou um instrumento psicológico.
Certo!
“Os modelos da TRI variam conforme os parâmetros dos itens considerados para avaliação. O primeiro deles é conhecido como a e é denominado índice de discriminação do item, seu valor é dado pela inclinação da CCI em relação ao eixo das abscissas, o valor do ângulo formado por essa inclinação é proporcional ao valor de a que será tanto maior quanto maior for o ângulo. O índice de discriminação na TRI mantém significado correspondente ao da Teoria Clássica, ou seja, a capacidade de discriminar pequenas diferenças no traço latente (Garcia, Maranon, Falcon e Costas, 2001).”
3. Quanto mais desenvolvida a habilidade em uma pessoa, menor suas pontuações em um instrumento.
Errado. Isso depende do que o instrumento está medindo.
Nosso gabarito é Letra A.
Fonte: Sartes, Laisa Marcorela Andreoli e Souza-Formigoni, Maria Lucia Oliveira de. Avanços na psicometria: da Teoria Clássica dos Testes à Teoria de Resposta ao Item. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 2013, v. 26, n. 2
Deixe um comentário