Sobre o diagnóstico psicológico, atribua V para as assertivas verdadeiras ou F para as assertivas falsas:
( ) O DSM5 é descrito e ajuda a definir o quadro patológico do paciente.
( ) Dependendo da abordagem, o diagnóstico descritivo é somente uma referência e não uma determinação.
( ) Saber o diagnóstico facilita o manejo do quadro.
( ) É vedado ao psicólogo definir o diagnóstico do paciente.
( ) Saber o diagnóstico facilita a identificação de um possível risco de morte do paciente.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
- A) F, F, F, V, V.
- B) V, V, F, V, F.
- C) V, F, V, F, V.
- D) V, V, V, F, F.
- E) F, V, F, V, F.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
QUESTÃO ANULADA
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Os sintomas merecem a escuta atenta dos profissionais. A descrição detalhada e, principalmente, os desencadeantes dos sintomas são muito importantes para um posterior diagnóstico psicológico. A investigação do diagnóstico a partir de uma perspectiva nosológica é uma das abordagens que o psicólogo pode utilizar.
Esse tipo de diagnóstico tem como base sistemas classificatórios como 0 DSM-5 (APA, 2014) e a CID-10 (OMS, 1993). Obviamente, inúmeras preocupações surgem quando se objetiva classificar algo tão complexo como o comportamento humano, ainda mais quando se trata de crianças e adolescentes. Uma das principais críticas diz respeito a uma má interpretação de que a criança esteja sendo classificada, quando, de fato, o que é classificado é o transtorno (Volkmar, Schwab-Stone, & First, 2002). Há, diante disso, um temor de que o indivíduo seja rotulado e seu comportamento reduzido a uma lista de sinais e sintomas, sem considerar aspectos desenvolvimentais, sociais, familiares e culturais.
Apesar das críticas, a descrição do sofrimento psíquico em termos nosológicos pode oferecer benefícios ao diagnóstico na infância e adolescência. A classificação dos transtornos mentais tem como objetivos principais facilitar a comunicação em contextos clínicos e de pesquisa e possibilitar a identificação de um conjunto de informações relevantes sobre cada transtorno, incluindo curso, prognóstico e comorbidades mais frequentes, que poderão auxiliar no estabelecimento do tratamento e na avaliação do sucesso da intervenção.
No contexto da educação e da saúde pública, o estabelecimento de um diagnóstico descritivo também permite o acesso a serviços complementares, como tratamentos especializados e métodos de ensino adaptados às necessidades da criança ou do adolescente (Volkmar et al., 2002).
O diagnóstico descritivo é necessário, e a compreensão das causas, as explicações do sofrimento e os aspectos descritivos da patologia são fundamentais a ele. Como afirmam Blinder e colaboradores (2011, p. 44), deve-se avaliar não apenas o sintoma, mas ir além dele, analisar o que não se vê à primeira vista. O profissional não escuta o sintoma como sinal de algo que não funciona, mas o que se tenta encobrir com ele". Portanto, o diagnóstico deve almejar, também, o sentido do sintoma, devendo este permear o raciocínio do psicólogo em todas as modalidades de atendimento clínico (Romano, 1999)."
Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)
Com isso, é possível identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.
Observação: tem alguns transtornos descritos pelo DSM-V que podem levar ao risco de morte por suicídio ou comportamento de risco.
( V ) O DSM5 é descrito e ajuda a definir o quadro patológico do paciente.
( V ) Dependendo da abordagem, o diagnóstico descritivo é somente uma referência e não uma determinação.
( V ) Saber o diagnóstico facilita o manejo do quadro.
( F ) É vedado ao psicólogo definir o diagnóstico do paciente.
( V ) Saber o diagnóstico facilita a identificação de um possível risco de morte do paciente.
Com isso, a sequência ficou V V V F V. No entanto, não há alternativa com essa sequência. A banca optou por anular a questão.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
a) F, F, F, V, V.
b) V, V, F, V, F.
c) V, F, V, F, V.
d) V, V, V, F, F.
e) F, V, F, V, F.
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