Avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica. Quanto à avaliação psicológica, assinale a alternativa correta:
- A) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos.
- B) A avaliação psicológica é um processo, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.
- C) A avaliação psicológica calcada em métodos cientificamente sustentados chega a respostas tão confiáveis quanto opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
- D) Na escolha de um teste como instrumento de avaliação psicológica, é dispensável verificar se ele foi aprovado para uso em avaliação psicológica.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos.
Avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica. Quanto à avaliação psicológica, assinale a ALTERNATIVA CORRETA:
Base teórica para a compreensão da questão
O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013) destaca a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica, acompanhe:
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”
Análise das alternativas
a) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos.
CORRETA. A afirmação encontra-se corroborada pela publicação supracitada, portanto, opção CERTA.
b) A avaliação psicológica é um processo, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.
INCORRETA. Note que o recorte textual supracitado diferencia avaliação psicológica de testagem, depreendendo-se que a avaliação psicológica é parte de um processo mais amplo de investigação clínica que pode incluir a testagem psicológica, portanto, opção ERRADA.
c) A avaliação psicológica calcada em métodos cientificamente sustentados chega a respostas tão confiáveis quanto opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
INCORRETA. Corrigindo: por se basear em métodos cientificamente consistentes, a avaliação psicológica se diferencia, portanto, de levantamentos triviais ou hipóteses aleatórias, portanto, afirmação FALSA.
d) Na escolha de um teste como instrumento de avaliação psicológica, é dispensável verificar se ele foi aprovado para uso em avaliação psicológica.
INCORRETA. O SATEPSI é o sistema desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia para divulgar informações sobre os instrumentos que podem ser utilizados pelos psicólogos na prática profissional (testes psicológicos favoráveis e instrumentos não privativos do psicólogo) e aqueles que não podem ser usados na prática profissional (testes psicológicos desfavoráveis e testes psicológicos não avaliados). Segundo o documento “Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão” (2010):
“... em 2003 o CFP criou também o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) com a finalidade de divulgar informações atualizadas sobre as etapas de cada teste psicológico em análise e a relação de testes aprovados”
_______________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
Conselho Federal de Psicologia Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2010.
Deixe um comentário