A avaliação psicológica no contexto da saúde tem a finalidade de compreender e intervir nos aspectos psicológicos e comportamentais da saúde física e mental em diferentes locais de prática como hospitais, ambulatórios e outros serviços de saúde. Considerando a referida finalidade, é correto afirmar que a avaliação psicológica é de extrema importância por:
- A) Sistematizar a avalição e o exame das funções mentais e da família, visando facilitar a comunicação acerca do processo saúde-doença.
- B) Restringir a avalição às dimensões cognitivas do paciente, as quais são fundamentais para mensurar funções e alterações do estado mental.
- C) Limitar a avaliação de diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) ao paciente e à família no contexto do sistema de saúde.
- D) Considerar aspectos emocionais e cognitivo-comportamentais importantes do paciente ao processo de aderência aos tratamentos e ao vínculo com a equipe.
- E) Sistematizar a avaliação de diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) do paciente, família, sistema de saúde e do contexto sociocultural.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Sistematizar a avaliação de diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) do paciente, família, sistema de saúde e do contexto sociocultural.
A avaliação psicológica no contexto da saúde tem a finalidade de compreender e intervir nos aspectos psicológicos e comportamentais da saúde física e mental em diferentes locais de prática como hospitais, ambulatórios e outros serviços de saúde. Considerando a referida finalidade, é correto afirmar que a avaliação psicológica é de extrema importância por:
A questão está baseada no seguinte texto:
"A avaliação psicológica no contexto da saúde tem se mostrado uma área fundamental no auxílio da compreensão do adoecimento e de como o ser humano pode se manter saudável ao longo da vida (Capitão et al., 2005). Essa área de atuação do psicólogo tem como foco compreender e intervir nos aspectos psicológicos e comportamentais da saúde física e mental em diferentes locais de prática, como hospitais, ambulatórios e outros serviços de saúde (APA, 2016).
De maneira mais específica, os psicólogos que atuam na área da saúde buscam compreender os fenômenos relacionados com a saúde e a doença, o processo de adoecimento e as maneiras pelas quais os indivíduos se mantêm saudáveis ao longo da vida. A atuação envolve ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de pessoas portadoras de doenças (recuperação e reabilitação), bem como a elaboração de projetos que visem a melhorias no sistema e nas políticas públicas. Nesse sentido, a avaliação psicológica é de extrema importância, pois, de maneira sistemática, é possível avaliar diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) do paciente, família, sistema de saúde e do contexto sociocultural (Belar e Deardorff, 2009; Capitão e Baptista, 2015; Friedman e Silver, 2007)."
Fonte: "Psicologia Hospitalar: Teoria, Aplicações e Casos Clínicos" (Baptista et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra E.
a) Sistematizar a avaliação e o exame das funções mentais e da família, visando facilitar a comunicação acerca do processo saúde-doença.
b) Restringir a avaliação às dimensões cognitivas do paciente, as quais são fundamentais para mensurar funções e alterações do estado mental.
c) Limitar a avaliação de diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) ao paciente e à família no contexto do sistema de saúde.
d) Considerar aspectos emocionais e cognitivo-comportamentais importantes do paciente ao processo de aderência aos tratamentos e ao vínculo com a equipe.
e) Sistematizar a avaliação de diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) do paciente, família, sistema de saúde e do contexto sociocultural.
Deixe um comentário