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Comparando a avaliação psicológica com a avaliação neuropsicológica, assinale a alternativa que corresponde à concepção incorreta sobre esse assunto.

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) Os dois tipos de avaliação diferenciam-se devido ao fato de que a avaliação neuropsicológica não deve incluir testes de personalidade.

Gabarito Letra E

Comparando a avaliação psicológica com a avaliação neuropsicológica, assinale a alternativa que corresponde à concepção incorreta sobre esse assunto.
a)  Os dois tipos de avaliação se assemelham em seus processos à medida em que incluem entrevistas, anamneses, escalas e instrumentos padronizados.

Certo! Tanto a avaliação psicológica quanto a avaliação neuropsicológica utilizam instrumentos semelhantes, como os mencionados, respeitando as especificidades de cada tipo de avaliação.


b)  A avaliação neuropsicológica encontra-se fundamentada em modelos neurocognitivos, ou seja, relação entre funções cognitivas, executivas e comportamentos com o funcionamento do sistema nervoso central.

Certo! A avaliação neuropsicológica considera a relação entre as funções e o funcionamento do SNC.


c)  A avaliação psicológica privilegia a abordagem nomotética, que busca comparar o desempenho do indivíduo com o grupo normativo.

Certo! Tanto a avaliação psicológica quanto a neuropsicológica utilizam ambas as abordagens, mas acabam privilegiando mais a abordagem nomotética.

“Também é significativo dicotomizar medidas a respeito da abordagem nomotética versus idiográfica. A abordagem nomotética à avaliação é caracterizada por esforços para entender como um número limitado de traços pode ser aplicado a todas as pessoas. De acordo com uma visão nomotética, certos traços de personalidade existem em todas as pessoas em graus variados. A tarefa do avaliador é determinar qual é a força de cada um desses traços no avaliando. Um avaliador usando um teste como o 16 PF, Quinta Edição (Cattell et al., 1993), provavelmente concorde com a visão nomotética. Isso porque o 16PF foi concebido para medir a força de 16 fatores de personalidade (que é o que “PF” – personality factors – significa no testando. De maneira similar, testes que se propõem a medir os “5 Grandes” traços da personalidade têm forte base na tradição nomotética. Em contraste a uma visão nomotética existe a visão ideográfica. Uma abordagem ideográfica à avaliação é caracterizada por esforços para entender a constelação única de traços de personalidade de cada indivíduo. A ideia aqui não é ver onde a pessoa se localiza no continuum de alguns traços considerados universais, mas entender os traços específicos únicos à constituição do indivíduo. A orientação ideográfica é evidente em procedimentos de avaliação mais flexíveis não apenas em termos de listar os traços observados mas também de nomear novos termos para eles”


d)  A avaliação neuropsicológica foi inicialmente concebida para avaliar indivíduos com lesão encefálica durante o período de guerra.

Certo!

“A neuropsicologia se consolidou com a investigação e a tentativa de reabilitação de déficits cognitivos e alterações comportamentais decorrentes de lesões encefálicas adquiridas, em meados do século XIX, especialmente no pós-guerra do século XX (Abrisqueta-Gomez, 2012). Até esse período, a avaliação neuropsicológica tinha um objetivo essencialmente diagnóstico e, a partir de pressupostos localizacionistas, buscava identificar e catalogar os déficits decorrentes da lesão de regiões específicas do cérebro (Mäder, 2010).”

“Originariamente, a ANP foi concebida para avaliar indivíduos que sofreram danos cerebrais durante período de guerra (Harvey, 2012) e investigar prejuízos funcionais associados a lesões cerebrais (Bilder, 2011). Até a década de 1950, a ANP estava centrada no diagnóstico diferencial, na tentativa de distinguir déficits funcionais de problemas orgânicos e identificar áreas cerebrais responsáveis por determinado perfil cognitivo prejudicado (Vakil, 2012). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o trabalho e pesquisa com soldados sobreviventes que sofreram lesões cerebrais, realizados pelo médico e psicólogo russo Alexander Romanovich Luria (1902-1977), foram de fundamental importância para o desenvolvimento da neuropsicologia.”


e)  Os dois tipos de avaliação diferenciam-se devido ao fato de que a avaliação neuropsicológica não deve incluir testes de personalidade.

Errado. Pode ser muito relevante incluir avaliação da personalidade na avaliação neuropsicológica.

“POR QUE EXAMINAR A PERSONALIDADE DURANTE A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?

O exame da personalidade é um componente essencial das avaliações psicodiagnósticas. Em Neuropsicologia, a resposta às tarefas cognitivas pode ser influenciada por questões como desajuste emocional ou pela expressão de traços de personalidade. Gass (2000) sugere que os principais motivos para inclusão do exame da personalidade (e de alterações emocionais) na avaliação neuropsicológica são:

1. Alterações comportamentais e distúrbios emocionais estão presentes em praticamente todas as formas de comprometimento cerebral, sejam elas provenientes das reações diretas das lesões cerebrais ou resultado das novas relações do indivíduo com o meio.

2. Características psicológicas podem mimetizar transtornos neurológicos e vice-versa. Queixas de falta de atenção, esquecimento, alterações sensoriais e motoras, podem estar relacionadas a questões motivacionais ou traços de personalidade relacionados ao histrionismo, bem como podem estar associados a diversos tipos de quadros neurológicos.

3. O desempenho em testes neuropsicológicos pode ser prejudicado por alterações emocionais (como, por exemplo, na pseudodemência depressiva).

4. A identificação de alterações emocionais e relacionadas à personalidade podem ser alvo de terapias específicas (por exemplo, psicoterapia e farmacoterapia), sendo que a melhora nos quadros relacionados a esses fa tores pode também exercer impacto positivo sobre a melhora neuropsicológica global.

5. O exame da personalidade complementa a avaliação cognitiva, motora e sensorial na determinação de competências e prejuízos para lidar com questões laborais, familiares, autocuidado, etc

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Neuropsicologia : aplicações clínicas [recurso eletrônico] / Organizadores, Leandro F. Malloy-Diniz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016.

Avaliação neuropsicológica [recurso eletrônico] / Leandro F. Malloy-Diniz ... [et al.]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2010.

Cohen, Ronald Jay. Testagem e avaliação psicológicas : introdução a testes e medidas [recurso eletrônico] / Ronald Jay Cohen, Mark E. Swerdlik, Edward D. Sturman ; tradução: Maria Cristina G. Monteiro ; revisão técnica: Claudio Simon Hutz, Ana Claudia Vazquez, Juliana Cerentini Pacico. – 8. ed. – Porto Alegre : AMGH, 2014.

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