Acerca da garantia dos direitos humanos em avaliação psicológica, desenvolvedores de testes e profissionais que realizam avaliação psicológica possuem responsabilidades. Julgue os itens a seguir.
I. O profissional deve considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.
II. Aos pesquisadores que se dedicam à construção de instrumentos, cabe a tarefa de fornecer informações sobre a teoria que fundamenta o instrumento e demonstrar que os escores obtidos com o teste se relacionam com a teoria e/ou com os dados da experiência.
III. Cabe ao profissional que realiza avaliação psicológica estimar o nível em que um teste está livre de erros não controláveis (indicadores de fidedignidade).
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas o item I está certo.
- B) Apenas o item II está certo.
- C) Apenas os itens I e II estão certos
- D) Apenas os itens I e III estão certos
- E) Todos os itens estão certos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Apenas os itens I e II estão certos
Gabarito Letra C
Certo! Veja:
“Assim, a utilização de um teste psicológico deve sempre estar alinhada, por um lado, com os objetivos para os quais foi construído (indicadores de validade) e, por outro, com os objetivos e contextos do processo de avaliação como um todo (demanda). Decorre daí a responsabilidade depositada tanto no profissional que desenvolve os testes psicológicos quanto no que aplica tais instrumentos em processos de avaliação. Ao primeiro, cabe a tarefa de fornecer informações nítidas e suficientes sobre a teoria que fundamenta o instrumento (fundamentação teórica), demonstrar que os escores obtidos com o teste se relacionam com a teoria e/ou com os dados da experiência (indicadores de validade), estimar o nível em que um teste está livre de erros não controláveis (indicadores de fidedignidade) e descrever manifestamente as condições e procedimentos dentro dos quais o instrumento se torna válido e fidedigno (padronização). Já ao segundo, compete o conhecimento suficiente para decodificar as informações técnicas contidas no manual, conciliando-as com a situação de demanda da avaliação, ou seja, reconhecer que os resultados mensurados pelo teste integram processos mais abrangentes e têm grande impacto para as pessoas, grupos e sociedade, cabendo-lhes [...] considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de Avaliação Psicológica (Resolução Nº 007, 2003, p. 3)”
Certo! Essa informação também está no trecho apresentado no item anterior.
Errado. Essa também é uma responsabilidade do profissional que desenvolve o teste.
Assim, apenas I e II estão corretas.
Gabarito Letra C
Fonte: Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de e Vieira, Erick da SilvaDireitos Humanos e Avaliação Psicológica: Indissociabilidade do Compromisso Ético-Político Profissional. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2018, v. 38, n. spe [Acessado 22 Agosto 2022]
Deixe um comentário