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O campo da avaliação e da testagem psicológica contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia como ciência; no entanto o desenvolvimento dessas áreas no Brasil enfrentou diversas dificuldades nas últimas décadas. São fatores que dificultaram a expansão da avaliação psicológica no Brasil, exceto:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) ensino contextualizado, com ênfase na aplicação de instrumentos, na contagem de pontos e interpretação estatística do resultado.

Gabarito Letra D

 

O campo da avaliação e da testagem psicológica contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia como ciência; no entanto o desenvolvimento dessas áreas no Brasil enfrentou diversas dificuldades nas últimas décadas. São fatores que dificultaram a expansão da avaliação psicológica no Brasil, exceto:
a)  rápida criação dos cursos de Psicologia.
b)  má qualidade psicométrica dos instrumentos.
c)  falta de professores qualificados para o ensino de avaliação psicológica.
d)  ensino contextualizado, com ênfase na aplicação de instrumentos, na contagem de pontos e interpretação estatística do resultado.
e)  abordagens do pensamento psicológico, como a humanista e a sócio-histórica, que eram reativas à quantificação e ao positivismo e suas manifestações.

 

O ensino contextualizado, com ênfase na aplicação de instrumentos e interpretação estatística seria uma facilidade para a expansão da avaliação psicológica, e não uma dificuldade.

 

“As principais dificuldades enfrentadas na área de avaliação psicológica durante as quatro últimas décadas do século XX no Brasil, foram, em grande parte, decorrentes de dois fatores: 1) confusão entre os conceitos de avaliação psicológica e testagem psicológica e 2) má qualidade psicométrica dos instrumentos. Esses fatores não surgiram no contexto brasileiro, ao contrário, são inerentes ao desenvolvimento das técnicas de avaliação psicológica, especialmente dos testes, no cenário internacional. (...) No entanto, esse cenário favorável logo se deterioraria em razão de dois fatores: 1) a criação acelerada de cursos de Psicologia e a falta de professores qualificados para o ensino, que culminaram na deficiência de formação, especialmente na área de avaliação psicológica, 2) o surgimento de novas correntes de pensamento, como a humanista e a sócio-histórica, que eram reativas à quantificação e ao positivismo e suas manifestações (Pasquali, & Alchieri, 2011). As críticas eram de que os testes serviam mais para rotular e estigmatizar as pessoas do que para ajudá-las a se desenvolver, pelo que propunham o abandono dessa prática que consideravam nociva à própria imagem da Psicologia (Noronha, 2002; Patto, 1997).” 

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Bueno, José Maurício Haas e Peixoto, Evandro MoraisAvaliação Psicológica no Brasil e no Mundo. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2018, v. 38, n. spe [Acessado 19 Agosto 2022] , pp. 108-121. 

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