A respeito da avaliação psicológica (AP) e das exigências éticas, teóricas, técnicas e metodológicas para o bom exercício profissional do psicólogo, julgue o seguinte item.
O psicólogo pode utilizar entrevistas, observações e estratégias que envolvam a produção de desenhos e a narração de histórias como método de avaliação em laudo psicológico, uma vez que não necessariamente é preciso adotar testes parametrizados como instrumentos de AP.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito Item Certo
Certo. A escolha dos instrumentos a serem utilizados na avaliação psicológica é responsabilidade do profissional, considerando as características e objetivos da avaliação e sua competência técnica para utiliza-los. Nenhum instrumento ou técnica é obrigatório a priori, e o psicólogo pode optar por não utilizar nenhum tipo de teste na avaliação psicológica. Relembre todas as possíveis fontes de informação de uma avaliação psicológica:
“Consideram-se fontes de informação:
I – Fontes fundamentais:
a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;
b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;
c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
II - Fontes complementares:
a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;
b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.”
Fonte:
RESOLUÇÃO Nº 9, DE 25 DE ABRIL DE 2018 Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/ResolucaoCFP009-18.pdf
Deixe um comentário