Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

Na prática da avaliação psicológica a partir de uma abordagem multimétodo, as fontes subsidiárias são importantes para reconstruir a história do paciente, pois fornecem uma visão mais completa do caso.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

   

 

 
 

Corroborando a informação trazida pela alternativa, acompanhe o que menciona Segabinazi (2016):

 

As chamadas fontes subsidiárias (Cunha, 2003) são muito importantes para reconstruir a história do paciente, pois fornecem uma visão mais completa do caso. Cunha (2003) enumera algumas fontes possíveis, como álbuns do bebê, gravações em vídeo, fotografias, desenhos, cadernos escolares, entrevistas ou contatos telefônicos com pessoas que atenderam a criança, laudos de avaliações anteriores e a observação comportamental da criança em sua casa ou em outras situações.”

 

NOTA: a abordagem multimétodo compreende o uso pelo psicólogo de uma variedade de fontes, dados e técnicas a fim de fundamentar seu norteamento na elaboração de um processo avaliativo.

 
 

Considerando o comparativo realizado entre a afirmação apresentada pela banca e a colocação destacada pela literatura supracitada, ratifica-se, portanto, que o ITEM está CORRETO.

 

_______________

Fonte consultada:

Segabinazi, J. D. (2016). Integração dos dados coletados e diagnóstico psicológico. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, C. Trentini, & J. S. Krug (Orgs.), Psicodiagnóstico (pp. 149-159). Porto Alegre, RS: Artmed.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *