Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir, segundo Viganó (2010).
“A construção do caso clínico é uma construção ____________ na qual cada um dos protagonistas do caso traz a sua contribuição; (…) trata-se de juntar as narrativas dos protagonistas dessa rede social e de encontrar o seu ponto cego, encontrar aquilo que eles não viram, cegos pelo seu saber e pelo medo da ignorância. Este ponto comum, ____________, é o lugar do sujeito e da doença que o acometeu. A construção do caso consiste, portanto, em um movimento dialético em que as partes se invertem: a rede social coloca-se em posição ____________ e o paciente na posição de _____________.” (VIGANÓ, 2010. p. 2).
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
- A) democrática / o saber /docente/ discente.
- B) autocrática/ a falta de saber /discente/docente.
- C) democrática/ a falta de saber/discente/ docente.
- D) autocrática/ o saber / docente/ discente.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) democrática/ a falta de saber/discente/ docente.
A análise desta questão, tem por base a literatura de Viganò (2010) considerando aspectos relacionados a construção do caso clínico. Antes de verificarmos a alternativa referente, peço, portanto, ao aluno, que acompanhe o que menciona Viganò (2010):
“A construção do caso clínico é uma construção democrática na qual cada um dos protagonistas do caso (os operadores, os familiares, as instituições) traz a sua contribuição, de uma forma que parecerá paradoxal somente àquele que está doente de tecnocracia e de modelos cibernéticos. Na realidade, trata-se de juntar as narrativas dos protagonistas dessa rede social e de encontrar o seu ponto cego, encontrar aquilo que eles não viram, cegos pelo seu saber e pelo medo da ignorância. Este ponto comum, a falta de saber, é o lugar do sujeito e da doença que o acometeu. A construção do caso consiste, portanto, em um movimento dialético em que as partes se invertem: a rede social coloca-se em posição discente e o paciente na posição de docente.”
Análise das alternativas
Considerando as alternativas disponíveis, produz-se os seguintes destaques:
- Apenas a LETRA “C” (democrática/ a falta de saber/discente/ docente) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas NÃO são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade, em relação a requisição do que é especificado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
_______________
Fonte consultada:
Viganò, C. (2010). A construção do caso clínico. Opção lacaniana, 1.
Deixe um comentário