Ainda de acordo com o artigo “Planejamento do processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação” (SCHNEIDER et al., 2020), assinale a alternativa correta.
- A) A formulação da pergunta é de fundamental importância para a avaliação psicológica, de modo que buscar respostas para um possível diagnóstico de TDAH é diferente da investigação de nível de atenção para uma atividade laboral.
- B) A literatura é muito relevante para traçar a instrumentalização utilizada na avaliação psicológica, para isso, deve-se prezar livros à artigos científicos.
- C) Consultar referências bibliográficas e os manuais dos testes é uma estratégia ética e técnica, devendo se complementar as perguntas em redes sociais e à colegas de profissão.
- D) Constructo é o conceito que se pretende avaliar e que se relaciona diretamente à definição do objetivo da avaliação. Desse modo, os constructos são mais generalistas, não existindo padronizações específicas para estes.
- E) A validade do teste avalia o teste em si e não as interpretações dos escores no contexto em que o teste é aplicado.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A formulação da pergunta é de fundamental importância para a avaliação psicológica, de modo que buscar respostas para um possível diagnóstico de TDAH é diferente da investigação de nível de atenção para uma atividade laboral.
Ainda de acordo com o artigo “Planejamento do processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação” (SCHNEIDER et al., 2020), assinale a alternativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"A formulação da pergunta pode estar diretamente relacionada ao contexto no qual a avaliação será realizada. Por exemplo, no psicodiagnóstico (como é conhecida a AP no contexto clínico), é comum a solicitação para diagnosticar possível déficit de atenção em crianças em idade escolar. Na AP para seleção de pessoas, a atenção é um dos construtos frequentemente investigados, visto sua importância para certas atividades como, por exemplo, trabalho em altura e motoristas. No contexto do trânsito, a avaliação da atenção também é necessária. Assim, buscar respostas para “é possível que esta criança seja desatenta por apresentar TDAH?” será diferente de investigar a questão “este trabalhador tem um nível de atenção dentro do esperado para ocupar um cargo que envolve trabalhar com materiais químicos perigosos?” e “esta pessoa apresenta níveis de atenção necessários para obter a Carteira Nacional de Habilitação?”.
(...)
Entende-se por literatura confiável e atual as publicações mais recentes em revistas científicas, sites de grupos de pesquisa vinculados a importantes universidades do país, do exterior e de associações importantes na área de AP.
(...)
A consulta às referências bibliográficas sérias e aos manuais dos testes é uma estratégia ética e técnica, devendo sempre ser a preferência em detrimento de perguntar em redes sociais ou a colegas sem embasamento teórico a respeito de construto, contexto e demanda de avaliação.
(...)
O construto, o conceito que se pretende avaliar, está diretamente relacionado à etapa de definição do objetivo da avaliação, pois busca traduzir um conceito teórico em termos operacionais de acordo com um contexto específico.
(...)
Validade não testa o teste em si, mas a interpretação dos escores para uso no contexto ao qual se propõe que o teste seja aplicado. Evidência empírica pode incluir um contexto específico em que o teste será usado e também de outro contexto com aplicação similar do teste. "
Fonte: "Planejamento do Processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação" (Schneider)
Portanto, encontramos a resposta na Letra A.
a) A formulação da pergunta é de fundamental importância para a avaliação psicológica, de modo que buscar respostas para um possível diagnóstico de TDAH é diferente da investigação de nível de atenção para uma atividade laboral.
b) A literatura é muito relevante para traçar a instrumentalização utilizada na avaliação psicológica, para isso, deve-se prezar livros à artigos científicos.
c) Consultar referências bibliográficas e os manuais dos testes é uma estratégia ética e técnica, devendo se complementar as perguntas em redes sociais e à colegas de profissão.
d) Constructo é o conceito que se pretende avaliar e que se relaciona diretamente à definição do objetivo da avaliação. Desse modo, os constructos são mais generalistas, não existindo padronizações específicas para estes.
e) A validade do teste avalia o teste em si e não as interpretações dos escores no contexto em que o teste é aplicado.
Deixe um comentário