O campo da avaliação psicológica com crianças e adolescentes tem sido cada vez mais crescente no Brasil e tem exigido por parte dos profissionais de psicologia maior preparo e conhecimento acerca de tais procedimentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as diretrizes para avaliação psicológica em crianças e/ou adolescentes.
- A) A avaliação das questões emocionais é rica em dados quando são utilizados apenas instrumentos formais de avaliação.
- B) Os testes com respostas gráficas não podem ser utilizados com crianças pequenas em função das características próprias do desenvolvimento, como a maturação do sistema e evolução cognitiva da criança.
- C) Os instrumentos adequados para aplicação com adolescentes geralmente não são válidos para adultos, com exceção dos testes voltados à orientação vocacional e ao ajustamento emocional.
- D) A indicação com base na escolaridade do sujeito não constitui uma variável relevante no desempenho dos testes psicológicos com crianças e adolescentes.
- E) Em casos de investigação dos transtornos mentais, a avaliação de crianças e adolescentes obedecem às normas gerais que são previstas para a avaliação em adultos, inclusive no que se refere à fenomenologia dos sintomas.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
QUESTÃO ANULADA
O campo da avaliação psicológica com crianças e adolescentes tem sido cada vez mais crescente no Brasil e tem exigido por parte dos profissionais de psicologia maior preparo e conhecimento acerca de tais procedimentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as diretrizes para avaliação psicológica em crianças e/ou adolescentes.
a) A avaliação das questões emocionais é rica em dados quando são utilizados apenas instrumentos formais de avaliação.
Essa afirmativa não está de acordo com o seguinte texto:
"O processo de avaliação deve ser, portanto, dinâmico e individualizado. Como exemplo, refere-se que a avaliação das questões emocionais é prejudicada se forem utilizados apenas instrumentos formais de avaliação, uma vez que necessitam da habilidade de respostas verbais, incluindo compreensão e expressão, minimamente desenvolvidas."
Fonte: "Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil" (Reppold et al.)
Assertiva Falsa.
b) Os testes com respostas gráficas não podem ser utilizados com crianças pequenas em função das características próprias do desenvolvimento, como a maturação do sistema e evolução cognitiva da criança.
Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:
"Outro exemplo inclui os testes com respostas gráficas, que também não podem ser utilizados com crianças pequenas em função das características próprias do desenvolvimento, como a maturação do sistema e evolução cognitiva da criança com o crescimento (Bueno et al., 2009; Biscegli et al., 2007; Lindau et al., 2015)."
Fonte: "Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil" (Reppold et al.)
Assertiva Correta.
c) Os instrumentos adequados para aplicação com adolescentes geralmente não são válidos para adultos, com exceção dos testes voltados à orientação vocacional e ao ajustamento emocional.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:
"Já no contexto dos adolescentes, com exceção dos testes voltados à orientação vocacional e ao ajustamento emocional, muitos dos instrumentos adequados para aplicação para esse público também são válidos para adultos. Isso demonstra a existência de um baixo número de testes exclusivamente para essa faixa etária."
Fonte: "Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil" (Reppold et al.)
Assertiva Falsa.
d) A indicação com base na escolaridade do sujeito não constitui uma variável relevante no desempenho dos testes psicológicos com crianças e adolescentes.
Mais uma distorção:
"Ainda, alguns instrumentos consideram a informação escolaridade para designação da indicação do instrumento, como o BPR-5. De forma geral, a indicação com base na escolaridade do sujeito é válida quando há influência dos anos de estudo no desempenho do sujeito. Especialmente a avaliação da cognição pode ser influenciada pelos aspectos do desenvolvimento escolar e pela maturação da aprendizagem formal. A escolaridade ainda é importante para as respostas aos instrumentos em que é preciso leitura e compreensão dos itens. Na prática, percebe-se que pessoas com escolaridade mais baixa muitas vezes não compreendem os itens dos instrumentos, e que a maior parte das amostras para normatizá-los são compreendidas por universitários (Cárnio, Licas, & Soares, 2015; Silvestrin et al., 2016)."
Fonte: "Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil" (Reppold et al.)
Assertiva Falsa.
e) Em casos de investigação dos transtornos mentais, a avaliação de crianças e adolescentes obedecem às normas gerais que são previstas para a avaliação em adultos, inclusive no que se refere à fenomenologia dos sintomas.
Outra distorção. Observe:
"Em especial no caso de investigação dos transtornos mentais, a avaliação de crianças e adolescentes é peculiar e diferente da realizada em adultos inclusive, a fenomenologia dos sintomas é diferente em cada etapa vital. Um exemplo que ilustra esse quadro é o dos transtornos de humor, caracterizados mais por sintomas externalizantes na infância e por sintomas de internalização nos adultos. É importante, portanto, que o psicólogo, ao fazer a escolha dos instrumentos para sua avaliação, dê atenção especial aos dados normativos e às qualidades psicométricas dos testes, principalmente ao avaliar grupos vulneráveis, como crianças e adolescentes (Cunha, 2000; Noronha et al., 2003). O não seguimento das normas de um teste psicológico pode causar prejuízos ao sujeito avaliado e colocar em dúvida a validade do resultado obtido na avaliação (Reppold, Gurgel, & Hutz, 2014)."
Fonte: "Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil" (Reppold et al.)
Assertiva Falsa.
Como vimos, a questão está de acordo com o artigo supracitado. Contudo, pode ter havido divergências com outra referência teórica. A banca resolveu anular a questão.
Portanto, a alternativa correta é a Letra B.
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