No que se refere a avaliação psicológica e psicodiagnóstico, bem como a seus fundamentos, etapas e instrumentos, julgue o próximo item.
Dois dos elementos que devem ser considerados na escolha da avaliação apropriada são o constructo e o formato de resposta.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: Item Certo
Certo. Além desses, outros elementos também devem ser considerados, mas a afirmativa não restringe os elementos nos apresentados. O constructo buscado é um aspecto fundamental de ser considerado na escolha dos instrumentos, para que a avaliação mensure o que de fato se propõe a mensurar. O formato de resposta também deve ser considerado pensando nas características individuais do avaliando, por exemplo, os testes de autorrelato podem não ser indicados para avaliandos que tenham interesse direto nos resultados da avaliação.
Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:
1. contexto no qual a avaliação psicológica se insere;
2. propósitos da avaliação psicológica;
3. construtos psicológicos a serem investigados;
4. adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;
5. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.
"Para decidir sobre a avaliação apropriada, o profissional deve considerar diversos elementos que caracterizam os instrumentos disponíveis. Entre elas, aponta-se o construto e a faixa que se destina avaliar, o contexto, o propósito e o público-alvo. Além disso, deve-se considerar a natureza do instrumento, o método de avaliação e o formato de resposta."
Fonte: Avaliação Psicológica. Nota Técnica Sobre Avaliação Psicológica. Disponivel em: https://crp13.org.br/regulacao-da-profissao/avaliacao-psicologica/
Gorentein, Clarice; Wang, Yuan-Pang; Hungerbühler, Ines (orgs). Instrumentos de avaliação em saúde mental. Porto Alegre: Artmed, 2016.
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