É INCORRETO afirmar sobre a avaliação psicológica:
- A) É um processo geralmente complexo.
- B) Às vezes, a expressão testagem psicológica é usada como sinônimo de avaliação psicológica.
- C) A testagem psicológica é parte (e nem sempre ou não necessariamente) da avaliação psicológica.
- D) Uma avaliação psicológica deve ser feita usando apenas testes psicológicos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Uma avaliação psicológica deve ser feita usando apenas testes psicológicos.
Gabarito Letra D
É INCORRETO afirmar sobre a avaliação psicológica:
a) É um processo geralmente complexo.
Certo! Uma avaliação feita de forma equivocada pode trazer consequências irreparáveis na vida de um indivíduo, e por isso deve ser realizada com cuidado, cada indivíduo é único e com diversas facetas, e por isso o processo costuma ser complexo.
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina”
b) Às vezes, a expressão testagem psicológica é usada como sinônimo de avaliação psicológica.
Certo! É comum essas expressões serem usadas como sinônimos, mas isso não é correto. A testagem pode ou não ser uma etapa da avaliação psicológica, e esta é muito maior e mais abrangente.
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.”
c) A testagem psicológica é parte (e nem sempre ou não necessariamente) da avaliação psicológica.
Certo! Perfeito. A testagem pode ser uma etapa da avaliação psicológica se o profissional responsável desejar, mas não necessariamente deve fazer parte da avaliação.
d) Uma avaliação psicológica deve ser feita usando apenas testes psicológicos.
Errado. Uma avaliação psicológica nunca será completa apenas com testes psicológicos sem outras fontes de informação para serem integradas. Ao contrário, a avaliação pode ser feita sem utilizar nenhum teste.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf
Deixe um comentário