A personalidade é um construto da psicologia que sempre teve destaque na área da Avaliação Psicológica, motivo pelo qual tem sido fonte de grande número de estudos e debates teóricos e metodológicos (SILVA; NAKANO, 2011).
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Estudos com análise fatorial e personalidade, baseada na teoria do Traço, começaram a ser desenvolvidos na década de 40, mostrando seus resultados, que seriam necessárias entre quatro e dezesseis dimensões básicas para descrever a estrutura da personalidade.
( ) Os traços de personalidade podem ser usados para resumir, prever e explicar a conduta de um indivíduo, de forma a indicar que a explicação para o comportamento da pessoa será encontrada nela, e não na situação, sugerindo, assim, algum tipo de processo ou mecanismo interno que produza o comportamento.
( ) Um dos modelos mais difundidos para descrever a estrutura da personalidade, sobretudo da personalidade adulta do ponto de vista psicométrico, é o modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) da personalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
- A) V, V, V
- B) V, F, F
- C) V, V, F
- D) F, F, V
- E) F, V, F
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V, V, V
Gabarito Letra A
A personalidade é um construto da psicologia que sempre teve destaque na área da Avaliação Psicológica, motivo pelo qual tem sido fonte de grande número de estudos e debates teóricos e metodológicos (SILVA; NAKANO, 2011).
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(V) Estudos com análise fatorial e personalidade, baseada na teoria do Traço, começaram a ser desenvolvidos na década de 40, mostrando seus resultados, que seriam necessárias entre quatro e dezesseis dimensões básicas para descrever a estrutura da personalidade.
Verdadeiro! Veja:
“Dessa forma, Anastasi e Urbina (2000) afirmam que estudos com análise fatorial e personalidade, baseada na teoria do Traço, começaram a ser desenvolvidos na década de 40, mostrando seus resultados que seriam necessárias entre quatro e dezesseis dimensões básicas para descrever a estrutura da personalidade. Porém, as autoras informam que uma importante mudança nessa visão ocorre por volta da década de 60, ocasião em que um amplo leque de pesquisas começa a convergir na ideia de que a maioria das abordagens de traço comuns da personalidade poderia ser descrita por apenas cinco dimensões da personalidade. Esse modelo passou a ser chamado de Modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), ou Big Five. Nessa perspectiva, este modelo representa um dos progressos mais importantes no estudo da personalidade nos últimos anos, visto que faz uso de um modelo geral de taxonomia que emprega amplos fatores (formados, por sua vez, por várias características), para descrever a estrutura da personalidade (Pimentel & Donnell, 2008).”
(V) Os traços de personalidade podem ser usados para resumir, prever e explicar a conduta de um indivíduo, de forma a indicar que a explicação para o comportamento da pessoa será encontrada nela, e não na situação, sugerindo, assim, algum tipo de processo ou mecanismo interno que produza o comportamento.
Verdadeiro! Veja:
“Os traços de personalidade podem ser usados para resumir, prever e explicar a conduta de um indivíduo, de forma a indicar que a explicação para o comportamento da pessoa será encontrada nela, e não na situação, sugerindo, assim, algum tipo de processo ou mecanismo interno que produza o comportamento. Embora considerados parte constante, devido ao fato de representarem uma tendência, de forma a se poder afirmar a presença de traços ou tendências da personalidade, os traços não são imutáveis (Pacheco & Sisto, 2003). Os traços de personalidade seriam características psicológicas que representam tendências relativamente estáveis na forma de pensar, sentir e atuar com as pessoas, caracterizando, contudo, possibilidades de mudanças, como produto das interações das pessoas com seu meio social (Sisto & Oliveira, 2007). Essa visão também é compartilhada por Costa e McCrae (1998) ao afirmarem que os traços podem sofrer influência de aspectos motivacionais, afetivos, comportamentais e atitudinais.”
(V) Um dos modelos mais difundidos para descrever a estrutura da personalidade, sobretudo da personalidade adulta do ponto de vista psicométrico, é o modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) da personalidade.
Verdadeiro! Veja:
“Embora haja uma variedade de definições para esse construto, a avaliação da personalidade irá depender da teoria adotada pelo pesquisador, de maneira que a forma como as teorias conceituam o termo acaba por definir as principais características de cada posição teórica. Um dos modelos mais difundidos para descrever a estrutura da personalidade dentro da teoria dos traços, sobretudo da personalidade adulta do ponto de vista psicométrico, é o modelo dos Cinco Grandes Fatores da personalidade, também conhecido como Big Five, considerado uma teoria explicativa e preditiva da personalidade humana e de suas relações com a conduta (Garcia, 2006). Tamanha a sua importância que, segundo estimativa de Cuperman e Ickes (2009), havia, até o ano de 2006, 1.672 publicações referentes ao Big Five em bases de dados internacionais.”
Assim, a sequência correta é V V V.
Gabarito Letra A.
Referência
Silva, Izabella Brito, & Nakano, Tatiana de Cássia. (2011). Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade: análise de pesquisas. Avaliação Psicológica, 10(1), 51-62. Recuperado em 12 de novembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100006&lng=pt&tlng=pt.
Deixe um comentário