A neuropsicologia é uma ciência interdisciplinar, com contribuições específicas para diversas áreas de conhecimento. Do mesmo modo, a avaliação neuropsicológica pode ser realizada a fim de responder às diferentes demandas investigativas. Assinale a alternativa que apresenta uma demanda na qual uma avaliação neuropsicológica, apenas, não é suficiente para a realização de uma investigação adequada.
- A) Quantificação e qualificação das alterações de funções cognitivas
- B) Avaliação e reavaliação para acompanhamento de tratamentos cirúrgicos, medicamentosos e de reabilitação
- C) Avaliação para concessão de porte de arma de fogo
- D) Avaliação no âmbito jurídico sobre condições e possíveis incapacidades de pessoas com lesões no sistema nervoso central
- E) Avaliação de funções executivas em crianças com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Avaliação para concessão de porte de arma de fogo
Gabarito Letra C
A neuropsicologia é uma ciência interdisciplinar, com contribuições específicas para diversas áreas de conhecimento. Do mesmo modo, a avaliação neuropsicológica pode ser realizada a fim de responder às diferentes demandas investigativas. Assinale a alternativa que apresenta uma demanda na qual uma avaliação neuropsicológica, apenas, não é suficiente para a realização de uma investigação adequada.
Vamos, primeiro, relembrar um pouco da avaliação neuropsicológica e sua comparação com a avaliação psicológica:
“Entretanto, é como processo que a AP se confunde com a avaliação neuropsicológica (AN). A AP constitui-se em um processo dinâmico e sistemático de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico das pessoas, gerado a partir de demandas e perguntas específicas, de maneira a orientar ações e decisões futuras (Primi, 2010). A condução de uma AP deve estar sempre pautada em métodos, técnicas e teorias psicológicas cientificamente reconhecidos. Conforme apontado no início deste capítulo, o processo de avaliação tem propósitos gerais, que passam por adaptações de acordo com as demandas do contexto em que é conduzido. Como os usos e as aplicações da AP são, na atualidade, os mais variados, incluindo os contextos de clínica, escolar, hospitalar, organizacional, jurídico, esportivo e de trânsito, também são diversas as demandas que o profissional encontra em cada um deles, sendo, pois, essencial que tenha conhecimento aprofundado dos métodos, das pesquisas, das teorias e da legislação pertinente à condução da avaliação psicológica em cada contexto, Já a AN é uma atividade que emerge no campo da neuropsicologia e que consiste em um método para investigar as funções cognitivas e o comportamento, relacionando-os como funcionamento normal ou deficitário do sistema nervoso central (SNC), com vistas a possibilitar o diagnóstico, a determinação da natureza ou etiologia dos sintomas, a gravidade das sequelas, o prognóstico, a evolução do caso e oferecer bases para a reabilitação (Haase et al., 2012). Considerando que a neuropsicologia surgiu do atendimento a pacientes com lesões cerebrais, a AN foi orginalmente concebida para avaliar individuos que sofreram danos cerebrais durante o período de guerra e esteve, ao longo do tempo, majoritariamente presente em consultórios, ambulatórios e hospitais (Harvey, 2012; Mäder Joaquim, 19962010 ; Ramos & Hamdam, 2016). Atualmente, a AN responde a demandas também advindas dos contextos educacional e forense (Lezak, 2004). “
a) Quantificação e qualificação das alterações de funções cognitivas
Errado. Essa é uma das funções principais da avaliação neuropsicológica.
b) Avaliação e reavaliação para acompanhamento de tratamentos cirúrgicos, medicamentosos e de reabilitação
Errado. Também é um foco da avaliação neuropsicológica.
c) Avaliação para concessão de porte de arma de fogo
Certo! Para concessão de porte de arma de fogo, é necessária uma avaliação que vá além da avaliação neuropsicológica, uma avaliação mais completa.
d) Avaliação no âmbito jurídico sobre condições e possíveis incapacidades de pessoas com lesões no sistema nervoso central
Errado. A avaliação neuropsicológica surgiu justamente para avaliar essas incapacidades decorrentes de lesões no SNC.
e) Avaliação de funções executivas em crianças com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento
Errado. A AN é muito utilizada hoje com esse propósito.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
MALLOY-DINIZ, Leandro et al. Avaliação Psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2018
Deixe um comentário