O Atestado Psicológico é um dos documentos permitidos ao psicólogo, decorrente da prestação de serviços psicológicos. Sobre essa modalidade, assinale a alternativa incorreta.
- A) É um registro fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
- B) Documento que certifica determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
- C) Justifica estar apto ou não para atividades específicas, após a realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético da psicologia.
- D) Sua formulação deve restringir-se à informação solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) É um registro fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
Gabarito Letra A
O Atestado Psicológico é um dos documentos permitidos ao psicólogo, decorrente da prestação de serviços psicológicos. Sobre essa modalidade, assinale a alternativa incorreta.
Vamos, primeiro, relembrar um pouco sobre o atestado:
“Art. 10 Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
§ 1.º O atestado presta-se também a comunicar o diagnóstico de condições mentais que incapacitem a pessoa atendida, com fins de:
I - Justificar faltas e impedimentos;
II - Justificar estar apto ou não para atividades específicas (manusear arma de fogo, dirigir veículo motorizado no trânsito, assumir cargo público ou privado, entre outros), após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscrevem a Resolução CFP n.º 09/2018 e a presente, ou outras que venham a alterá-las ou substituílas;
III - Solicitar afastamento e/ou dispensa, subsidiada na afirmação atestada do fato.
§ 2.º Diferente da declaração, o atestado psicológico resulta de uma avaliação psicológica. É responsabilidade da(o) psicóloga(o) atestar somente o que foi verificado no processo de avaliação e que esteja dentro do âmbito de sua competência profissional.
§ 3.º A emissão de atestado deve estar fundamentada no registro documental, conforme dispõe a Resolução CFP n.º 01/2009 ou aquelas que venham a alterá-la ou substituí-la, não isentando a(o) psicóloga(o) de guardar os registros em seus arquivos profissionais, pelo prazo estipulado nesta resolução.
§ 4.º Os Conselhos Regionais podem, no prazo de até cinco anos, solicitar à(ao) psicóloga(o) a apresentação da fundamentação técnico-científica do atestado.
§ 5.º A formulação desse documento deve restringir-se à informação solicitada, contendo expressamente o fato constatado”
a) É um registro fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
Errado. Esse é o parecer.
b) Documento que certifica determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
Certo!
c) Justifica estar apto ou não para atividades específicas, após a realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético da psicologia.
Certo!
d) Sua formulação deve restringir-se à informação solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado.
Certo!
Assim, nosso gabarito é Letra A.
Fonte: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n-06-2019-comentada.pdf
Deixe um comentário