Um psicólogo está realizando uma avaliação neuropsicológica de uma criança. Uma das perguntas, de uma das provas realizadas pelo profissional, questiona a criança, em uma sequência de perguntas e respostas, sobre quais as semelhanças entre: uma laranja e uma banana; um cachorro e um leão; um casaco e um vestido. Essas perguntas podem informar sobre
- A) riqueza de vocabulário, maturidade percepto- motora e atenção.
- B) capacidade de análise, de síntese e memória de trabalho.
- C) memória procedural, raciocínio espacial e organização perceptual.
- D) capacidade de julgamento, de raciocínio e de abstração.
- E) velocidade processual, fluência verbal e capacidade de planejamento.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) capacidade de julgamento, de raciocínio e de abstração.
Gabarito Letra C
Um psicólogo está realizando uma avaliação neuropsicológica de uma criança. Uma das perguntas, de uma das provas realizadas pelo profissional, questiona a criança, em uma sequência de perguntas e respostas, sobre quais as semelhanças entre: uma laranja e uma banana; um cachorro e um leão; um casaco e um vestido. Essas perguntas podem informar sobre
a) riqueza de vocabulário, maturidade percepto-motora e atenção.
Errado. A riqueza de vocabulário poderia até se encaixar, uma vez que se a criança não soubesse o que significam essas palavras, também não saberia dizer a semelhança entre elas. Mas são palavras bem simples para pensar por esse lado. Além disso, não há nenhuma exigência motora nessas perguntas.
b) capacidade de análise, de síntese e memória de trabalho.
Errado. Não há utilização da memória de trabalho nesse exercício.
c) memória procedural, raciocínio espacial e organização perceptual.
Errado. A memória procedural, de procedimentos que fazemos sem nem precisar tomar consciência, não está envolvida aqui. Também não há necessidade de ter noção de espaço.
d) capacidade de julgamento, de raciocínio e de abstração.
Certo! A criança, nesse exercício, precisa julgar as semelhanças e diferenças entre os elementos apresentados, envolvendo raciocínio e abstração.
“Raciocínio abstrato. É a capacidade de compreender e abstrair a partir de conceitos gerais e exemplos específicos. Pedir ao paciente para identificar semelhanças entre objetos ou conceitos semelhantes (maçã e pera, ônibus e avião ou um poema e uma pintura), bem como interpretar provérbios, pode ser útil para avaliar a capacidade da pessoa de abstrair. Fatores e limitações culturais e educacionais devem ser considerados na avaliação dessa capacidade. Ocasionalmente, a incapacidade de abstrair ou a maneira idiossincrática de agrupar itens pode ser grave.”
e) velocidade processual, fluência verbal e capacidade de planejamento.
Errado. A criança não precisa planejar nada para responder essas perguntas.
Nosso gabarito é Letra C
Referência
KAPLAN, Harold I., SADOCK, Benjamin J. Trad. Maria Cristina Monteiro, Daise Batista. Compêndio de psiquiatria. 11.ed. Porto Alegre : ArtMed, 2017.
Deixe um comentário