A respeito da importância da avaliação psicológica pericial para o trânsito no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
- A) De acordo com Primi (2003, 2010), a avaliação psicológica não deve ser entendida como uma área técnica de produção de instrumentos. Trata-se de uma área que procura objetivar e operacionalizar as teorias psicológicas, ao promover uma observação sistemática de eventos psicológicos que buscam a integração entre a teoria e a prática.
- B) Conforme Guimarães (2018), o comportamento chamado de comportamento de risco, exacerbado pelo estresse, pela agressividade, pela insegurança e pelo desrespeito, entre outros, tornou o trânsito um problema social que tem ressaltado o risco para a saúde, para a segurança e para a qualidade de vida da população.
- C) Na pandemia que se tornou o trânsito na sociedade moderna, o maior fator, que representa comprovadamente cerca de 90% das causas de acidentes, é justamente o fator humano. Contudo, o ser humano é o elemento menos complexo da equação e pode ser analisado isoladamente.
- D) Segundo Noronha (2002), é inconcebível planejar e realizar intervenções sem que estas tenham sido precedidas por avaliações psicológicas.
- E) As condições psicológicas de uma pessoa dependem de fatores e processos, conscientes ou inconscientes, internos e externos, que alteram o comportamento humano. Esses fatores podem ser permanentes ou temporários. Desse modo, podem acontecer em determinada etapa da vida, após certas experiências e vivências emocionais, ou estar sempre presentes.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Na pandemia que se tornou o trânsito na sociedade moderna, o maior fator, que representa comprovadamente cerca de 90% das causas de acidentes, é justamente o fator humano. Contudo, o ser humano é o elemento menos complexo da equação e pode ser analisado isoladamente.
Gabarito Letra C
A respeito da importância da avaliação psicológica pericial para o trânsito no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
a) De acordo com Primi (2003, 2010), a avaliação psicológica não deve ser entendida como uma área técnica de produção de instrumentos. Trata-se de uma área que procura objetivar e operacionalizar as teorias psicológicas, ao promover uma observação sistemática de eventos psicológicos que buscam a integração entre a teoria e a prática.
Certo! Veja:
“A avaliação psicológica é geralmente entendida como uma área aplicada, técnica, de produção de instrumentos para o psicólogo, visão certamente simplista da área. A avaliação psicológica não é simplesmente uma área técnica produtora de ferramentas profissionais, mas sim a área da psicologia responsável pela operacionalização das teorias psicológicas em eventos observáveis. Com isso, ela fomenta a observação R. Primi sistemática de eventos psicológicos, abrindo os caminhos para a integração teoria e prática. Ela permite que as teorias possam ser testadas, eventualmente aprimoradas, contribuindo para a evolução do conhecimento na psicologia. Portanto, a avaliação na psicologia é uma área fundamental de integração entre a ciência e a profissão. Disso decorre que o avanço da avaliação psicológica não é um avanço simplesmente da instrumentação, mas sobretudo das teorias explicativas do funcionamento psicológico. (Primi, 2003, p. 68)”
b) Conforme Guimarães (2018), o comportamento chamado de comportamento de risco, exacerbado pelo estresse, pela agressividade, pela insegurança e pelo desrespeito, entre outros, tornou o trânsito um problema social que tem ressaltado o risco para a saúde, para a segurança e para a qualidade de vida da população.
Certo! Veja:
“As diversas pesquisas sobre os maiores índices de infrações de trânsito revelam que, qualitativamente, as infrações mais recorrentes são de cunho comportamental e reincidentes. Ou seja, o ser humano, por meio de seus atos e comportamentos, estabelece como o trânsito acontece. O comportamento chamado risco, exacerbado pelo estresse, agressividade, insegurança e desrespeito, entre outros, tornou o trânsito um problema social que tem ressaltado o risco para a saúde, segurança e a qualidade de vida da população .Este comportamento humano é o foco do estudo da ciência psicológica e sua avaliação importante instrumento de prevenção. “
c) Na pandemia que se tornou o trânsito na sociedade moderna, o maior fator, que representa comprovadamente cerca de 90% das causas de acidentes, é justamente o fator humano. Contudo, o ser humano é o elemento menos complexo da equação e pode ser analisado isoladamente.
Errado! O elemento humano, além de ser a causa mais comum dos acidentes, é o elemento mais complexo de ser analisado, e deve ser estudado a partir do contexto em que se insere.
d) Segundo Noronha (2002), é inconcebível planejar e realizar intervenções sem que estas tenham sido precedidas por avaliações psicológicas.
Certo! É preciso que haja conhecimento prévio para poder realizar intervenções adequadas.
e) As condições psicológicas de uma pessoa dependem de fatores e processos, conscientes ou inconscientes, internos e externos, que alteram o comportamento humano. Esses fatores podem ser permanentes ou temporários. Desse modo, podem acontecer em determinada etapa da vida, após certas experiências e vivências emocionais, ou estar sempre presentes.
Certo! Veja:
“Este comportamento humano é o foco do estudo da ciência psicológica e sua avaliação importante instrumento de prevenção. Sabe-se que por mais emocionalmente equilibrado que seja um indivíduo, situações de agressividade, insegurança e estresse, associados aos outros fatores do seu dia a dia, podem levá-lo a sucumbir à uma reação descontrolada de seu emocional ao volante. As condições psicológicas de uma pessoa dependem de fatores e processos conscientes ou inconscientes, internos e externos, que alteram o comportamento humano. Estes fatores podem ser permanentes ou temporários, deste modo, podem acontecer em determinada etapa da vida, após certas experiências e vivências emocionais ou estar sempre presentes.”
Nosso gabarito é Letra C
Referência
Primi, Ricardo. (2010). Avaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(spe), 25-35.
https://www.sbponline.org.br/2019/04/a-abrapsit-defende-a-importancia-do-motorista-ser-submetido-a-avaliacao-psicologica-por-profissionais-especialistas-em-psicologia-do-transito
http://www.sbponline.org.br/arquivos/COMUNICADO_ABRAPSIT.pdf
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