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A expectativa de vida da população brasileira aumentou consideravelmente neste século e a neuropsicologia do envelhecimento acompanhou esse processo. Com relação à intervenção neuropsicológica junto ao idoso, assinale a alternativa correta.

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) Ao avaliar o idoso, o neuropsicólogo deve considerar a reserva cognitiva, as habilidades desenvolvidas pela educação formal, o desempenho funcional durante a vida e as demandas emocionais da tarefa.

Gabarito Letra C

 

A expectativa de vida da população brasileira aumentou consideravelmente neste século e a neuropsicologia do envelhecimento acompanhou esse processo. Com relação à intervenção neuropsicológica junto ao idoso, assinale a alternativa correta.

 

a)  Há indicadores de que a neuroplasticidade cessa após os sessenta anos de idade e, diante desse fato, a literatura sugere que as intervenções sejam apenas no âmbito das atividades diárias.

Errado. Os pacientes idosos também tem neuroplasticidade, e por causa dela os treinos cognitivos são capazes de melhorar suas capacidades cognitivas.

 

b)  A estimulação cognitiva do idoso pode reduzir o risco de demência, mas amplia o potencial para depressão, especialmente em mulheres.

Errado. A estimulação cognitiva também diminui os sintomas depressivos.

“Além disso, o possível efeito benéfico da estimulação cognitiva supõe a existência de uma reserva cognitiva que pode ser potencialmente utilizada. Para demência, essa hipótese de reserva foi proposta primeiramente por Katzman28 e desenvolvida por Stern29. Ela sugere que há uma capacidade cerebral de recuperação perante os danos neuropatológicos relacionados ao envelhecimento. Essa capacidade pode ser potencializada por uso mais eficiente das redes cerebrais e melhor habilidade de recrutar redes alternativas quando necessário. Portanto, o aumento da reserva cognitiva, por meio da prática de atividades de estímulo cognitivo, pode levar a um atraso das manifestações clínicas relacionadas à demência.”

“Nos idosos com declínio cognitivo, a estimulação cognitiva pode representar uma potencial e promissora intervenção para a redução dos sintomas depressivos e da vulnerabilidade depressiva (Raes, Williams e Hermans, 2009; Niu et al., 2010).”

 

c)  Ao avaliar o idoso, o neuropsicólogo deve considerar a reserva cognitiva, as habilidades desenvolvidas pela educação formal, o desempenho funcional durante a vida e as demandas emocionais da tarefa.

Certo! Esses são fatores que influenciam no declínio, ou não, das funções cerebrais dos idosos.

 

d)  Pode-se dizer que qualidade da educação formal e reserva cognitiva são sinônimos, uma vez que a baixa escolaridade denuncia provável deficit cognitivo.

Errado. A reserva cognitiva é beneficiada pela educação, mas outros fatores também a influenciam.

 

e)  As reações emocionais diante das provas neuropsicológicas são isentas de influência da escolaridade do examinando. Desse modo, os idosos não devem fazer avaliação de cognição geral.

Errado. É fundamental fazer avaliação da cognição geral.

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Apóstolo, João Luís Alves, Cardoso, Daniela Filipa Batista, Marta, Lilia Marisa Gonçalves, & Amaral, Taciana Inês de Oliveira. (2011). Efeito da estimulação cognitiva em Idosos. Revista de Enfermagem ReferênciaserIII(5), 193-201.

Petroianu, Andy, Capanema, Henrique Xavier de Miranda, Silva, Mariana Moura Quintão, & Braga, Nathália Teixeira Palla. (2010). Atividade física e mental no risco de demência em idosos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria59(4), 302-307.

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