A avaliação neuropsicológica busca um equilíbrio entre dois enfoques: o enfoque nomotético e o enfoque ideográfico. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
- A) O enfoque idiográfico compara o desempenho do indivíduo com o do grupo normativo em vários testes neuropsicológicos.
- B) Um importante exemplo da abordagem nomotética foi a criação da bateria neuropsicológica Halstead-Reitan, que, até a atualidade, tem grande acurácia em discriminar pessoas com e sem lesão cerebral.
- C) Existem limitações importantes para o enfoque ideográfico, como, por exemplo, o número considerável de funções a serem avaliadas e a inexistência de grupo normativo de número grande o suficiente.
- D) O enfoque nomotético foi desenvolvido inicialmente pela terapia comportamental, que propõe observar a frequência de um comportamento do cliente.
- E) Um exemplo da aplicação do enfoque nomotético foi a observação de dupla dissociação quando, por exemplo, deficits na memória episódica ocorrem, enquanto a memória de curto prazo é preservada.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Um importante exemplo da abordagem nomotética foi a criação da bateria neuropsicológica Halstead-Reitan, que, até a atualidade, tem grande acurácia em discriminar pessoas com e sem lesão cerebral.
Gabarito Letra B
A avaliação neuropsicológica busca um equilíbrio entre dois enfoques: o enfoque nomotético e o enfoque ideográfico. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
a) O enfoque idiográfico compara o desempenho do indivíduo com o do grupo normativo em vários testes neuropsicológicos.
Errado. Esse é o enfoque nomotético.
“No enfoque nomotético em neuropsicologia, o desempenho dos pacientes individuais em diversos testes neuropsicológicos é comparado a um referencial normativo populacional. Essa perspectiva é também chamada de nomotéticonomológica, uma vez que sua validade depende de uma ampla rede de suposições teórico-metodológicas que sustentam o processo inferencial do comportamento observado aos constructos avaliados”
b) Um importante exemplo da abordagem nomotética foi a criação da bateria neuropsicológica Halstead-Reitan, que, até a atualidade, tem grande acurácia em discriminar pessoas com e sem lesão cerebral.
Certo!
“A escola nomotética mais radical, entretanto, é aquela derivada do trabalho de Halstead e Reitan (Reitan e Wolfson, 2009). A partir dos anos de 1930, Halstead, Reitan e seus colaboradores iniciaram um trabalho minucioso de desenvolver testes psicológicos que distinguissem amostras de indivíduos com lesão cerebral de grupos de controles. O trabalho se iniciou através da observação informal do comportamento de pacientes com lesões cerebrais nos mais diversos tipos de situações da vida cotidiana. A partir dessas observações, qualitativas (foram então desenvolvidas tarefas, as quais foram analisadas com as melhores técnicas estatísticas e psicométricas sucessivamente disponíveis. Deste trabalho originaram-se diversas baterias de testes neuropsicológicos para as mais diversas situações clínicas (ver revisão em Reitan e Wolfson, 2009).
c) Existem limitações importantes para o enfoque ideográfico, como, por exemplo, o número considerável de funções a serem avaliadas e a inexistência de grupo normativo de número grande o suficiente.
Errado. Essa é uma limitação ao enfoque nomotético.
“Segundo Crawford (2004), alguns dos principais fatores que limitam a aplicação da abordagem nomotética em neuropsicologia são: 1) o número considerável de funções a serem avaliadas, que é da ordem de uma dúzia, podendo haver interferências entre as diversas tarefas; 2) o risco de cometer erros inferenciais de tipo falso positivo na realização de comparações entre os resultados de múltiplos testes; 3) a indisponibilidade de normas confiáveis ou a inexistência de um tamanho amostral mínimo de indivíduos no grupo normativo cujas características sociodemográficas sejam comparáveis às do paciente investigado; 4) o simples desconhecimento de muitas correlações anátomo-clínicas no cérebro, sendo a descoberta dessas novas correlações estrutura-função uma das questões mais importantes na pesquisa neuropsicológica.”
d) O enfoque nomotético foi desenvolvido inicialmente pela terapia comportamental, que propõe observar a frequência de um comportamento do cliente.
Errado. O enfoque idiográfico que foi desenvolvido pela terapia comportamental.
“. A perspectiva idiográfica à avaliação psicológica foi desenvolvida inicialmente na terapia comportamental, a partir de uma perspectiva experimental (Kazdin, 1996). O comportamento de um cliente é observado, sendo registrada a frequência de um comportamento problemático. A seguir, são levantadas hipóteses quanto às funções do comportamento problemático no contexto individual, a partir de modelos de reforçamento clássico e operante. Posteriormente, são então realizadas diferentes intervenções, as quais variam sistematicamente de forma quase-experimental, sendo os resultados analisados comparativamente ao comportamento do indivíduo nas diversas situações criadas.”
e) Um exemplo da aplicação do enfoque nomotético foi a observação de dupla dissociação quando, por exemplo, deficits na memória episódica ocorrem, enquanto a memória de curto prazo é preservada.
Errado.
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Deixe um comentário