A relação entre a psicometria e a neuropsicologia cognitiva tem sido intensamente explorada por pesquisadores que ressaltam diversos aspectos derivados dessa relação. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
- A) O desenvolvimento de um instrumento de avaliação neuropsicológica deve seguir critérios específicos, diferentes dos utilizados para desenvolver instrumentos de avaliação psicológica, visto que serão utilizados em grupos minoritários.
- B) A neuropsicologia cognitiva consiste no ramo da psicologia cognitiva que utiliza dados de pessoas com alterações cognitivas para mais bem entender os processos envolvidos na cognição normal.
- C) Com o intuito de estabelecer validade baseada em critério, busca-se um padrão de correlação entre os escores do teste-alvo e o de outras variáveis que medem o mesmo construto ou construtos relacionados.
- D) Observam-se quatro procedimentos utilizados nos estudos de evidências de validade com base no conteúdo: tempo de resposta; rastreamento ocular; entrevistas; e grupo focal.
- E) As evidências de validade com base na consequência das respostas investigam as consequências sociais do uso dos testes quando a validade se restringe aos escores do teste em si.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A neuropsicologia cognitiva consiste no ramo da psicologia cognitiva que utiliza dados de pessoas com alterações cognitivas para mais bem entender os processos envolvidos na cognição normal.
Gabarito Letra B
A relação entre a psicometria e a neuropsicologia cognitiva tem sido intensamente explorada por pesquisadores que ressaltam diversos aspectos derivados dessa relação. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
a) O desenvolvimento de um instrumento de avaliação neuropsicológica deve seguir critérios específicos, diferentes dos utilizados para desenvolver instrumentos de avaliação psicológica, visto que serão utilizados em grupos minoritários.
Errado. Os critérios para desenvolvimento de instrumentos psicológicos, sejam de neuropsicologia ou de avaliação psicológica, como fidedignidade e validade, são os mesmos. Além disso, não necessariamente os instrumentos de avaliação neuropsicológica serão utilizados em grupos minoritários.
b) A neuropsicologia cognitiva consiste no ramo da psicologia cognitiva que utiliza dados de pessoas com alterações cognitivas para mais bem entender os processos envolvidos na cognição normal.
Certo! Na comparação entre pessoas com alterações cognitivas com pessoas com cognição normal, é possível compreender melhor como funciona o cérebro de pessoas sem alterações.
c) Com o intuito de estabelecer validade baseada em critério, busca-se um padrão de correlação entre os escores do teste-alvo e o de outras variáveis que medem o mesmo construto ou construtos relacionados.
Errado. Assim, se mede a validade convergente.
d) Observam-se quatro procedimentos utilizados nos estudos de evidências de validade com base no conteúdo: tempo de resposta; rastreamento ocular; entrevistas; e grupo focal.
Errado. Esses são procedimentos utilizados nos estudos de evidências de validade com base no processamento de respostas.
e) As evidências de validade com base na consequência das respostas investigam as consequências sociais do uso dos testes quando a validade se restringe aos escores do teste em si.
Errado. Nesse caso, a validade não se restringe aos escores do teste em si.
“Em última instância, há de se considerar o caráter promissor dos estudos, no campo da neuropsicologia, que buscam evidências de validade com base na consequência das respostas. Essa fonte investiga as consequências sociais, sejam intencionais ou não, do uso dos testes e se a sua utilização está produzindo os efeitos a priori esperados. Isso é especialmente relevante no caso da avaliação da efetividade e eficácia de uma intervenção de reabilitação neuropsicológica. Nesse caso, a “chancela” de validade não se restringe aos escores do teste em si, mas ao processo avaliativo e terapêutico como um todo, e, por si, traz uma perspectiva ética sobre a pertinência do uso de determinados instrumentos, intervenções ou sobre os desdobramentos deontológicos e metodológicos de um modelo teórico proposto para compreensão do funcionamento cognitivo.”
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
Reppold, Caroline Tozzi, Gomes, Cristiano Mauro Assis, Seabra, Alessandra Gotuzo, Muniz, Monalisa, Valentini, Felipe, & Laros, Jacob Arie. (2015). Contribuições da psicometria para os estudos em neuropsicologia cognitiva. Psicologia: teoria e prática, 17(2), 94-106. Recuperado em 25 de maio de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000200008&lng=pt&tlng=pt.
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