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Conforme Anache (2018), o objetivo da avaliação psicológica no contexto educacional é promover informações relevantes sobre as características dos movimentos das funções psicológicas engendradas nos processos de aprendizagem dos indivíduos. Quanto à avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) Na avaliação, será necessário identificar os aspectos psicológicos que promoverão o desenvolvimento da criança, para que sejam feitos os investimentos educacionais adequados.

 

Gabarito Letra B

 

Conforme Anache (2018), o objetivo da avaliação psicológica no contexto educacional é promover informações relevantes sobre as características dos movimentos das funções psicológicas engendradas nos processos de aprendizagem dos indivíduos. Quanto à avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.

 

a)  A avaliação deve constituir um parecer a ser entregue para a direção da escola, com vistas a classificar adequadamente o grau de deficiência intelectual.

Errado. Classificar com exatidão um grau de deficiência é colocar o aluno dentro de uma caixa, o que não é saudável para seu desenvolvimento.

“a avaliação deve se constituir como instrumento orientador sobre quais mediações (signos, símbolos e outros instrumentos) serão necessárias para evitar as práticas que enclausuram o indivíduo na condição de sua condição orgânica.”

 

b)  Na avaliação, será necessário identificar os aspectos psicológicos que promoverão o desenvolvimento da criança, para que sejam feitos os investimentos educacionais adequados.

Certo!

“Assim, é necessário identificar quais são os aspectos psicológicos que trabalham a favor do desenvolvimento da criança, para que as carências possam ser supridas por meio de investimentos educacionais adequados. Em outros termos, é importante analisar as reações do indivíduo mediante as dificuldades pelas quais se depara, e como se reestrutura para se equilibrar como um todo. É a criança que apresenta a deficiência que o interessa e não a deficiência dessa criança, para saber quais são espaços que essa característica ocupa na sua constituição de seu psiquismo. As ações compensatórias se apresentam no curso do processo de desenvolvimento, em decorrência das relações que a criança vai estabelecendo com a sua cultura.”

 

c)  A avaliação servirá para responsabilizar pais e professores pelas eventuais dificuldades escolares dos filhos/alunos.

Errado. Essa não é a função da avaliação;

 

d)  A avaliação permitirá obter o diagnóstico de alunos de acordo com os critérios de classificação contidos no DSM V.

Errado.

 

e)  A avaliação, em sua complexa análise, encontrará justificativas para os problemas do aluno, com o intuito de obter métodos de correção dos desajustes de aprendizagem.

Errado. A avaliação não serve para encontrar justificativas.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Anache, Alexandra Ayach. (2018). Avaliação Psicológica na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Psicologia: Ciência e Profissão38(spe), 60-73.

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