Villemor-Amaral e Resende (2018) explicitam um novo modelo de avaliação psicológica no Brasil. Com relação a esse novo modelo, de acordo com as autoras, assinale a alternativa correta.
- A) O foco é a coleta de informações sobre o cliente ou os clientes (família, empresa, contexto judiciário etc.), com o objetivo de fazer indicações terapêuticas ou outros tipos de intervenção mais adequados para a situação. Contudo, nem sempre a pessoa se sente realmente compreendida e motivada a levar adiante as recomendações derivadas das avaliações.
- B) Nesse novo modelo, a qualidade dos instrumentos é mais importante para alcançar resultados verdadeiramente úteis que a habilidade do avaliador de fazer daquela experiência algo positivamente significativo para o avaliado.
- C) O novo modelo é tão eficiente que a aliança no trabalho de investigação não é tão útil para o efeito pretendido, isto é, para o encaminhamento mais adequado possível ao caso.
- D) Constitui um método específico de avaliação colaborativa que visa à intervenção psicológica em um modelo semiestruturado, organizado em etapas, no qual o teste psicológico é usado no centro de uma intervenção terapêutica limitada no tempo.
- E) Uma de suas vantagens é o efeito iatrogênico, ou seja, o efeito de simplesmente ampliar o potencial transformador que uma avaliação psicológica pode ter sobre o avaliando. Por efeito iatrogênico se entende uma peça do quebra-cabeça que foi encontrada, resultando em insight e em bem-estar do cliente.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Constitui um método específico de avaliação colaborativa que visa à intervenção psicológica em um modelo semiestruturado, organizado em etapas, no qual o teste psicológico é usado no centro de uma intervenção terapêutica limitada no tempo.
Gabarito Letra D
Villemor-Amaral e Resende (2018) explicitam um novo modelo de avaliação psicológica no Brasil. Com relação a esse novo modelo, de acordo com as autoras, assinale a alternativa correta.
a) O foco é a coleta de informações sobre o cliente ou os clientes (família, empresa, contexto judiciário etc.), com o objetivo de fazer indicações terapêuticas ou outros tipos de intervenção mais adequados para a situação. Contudo, nem sempre a pessoa se sente realmente compreendida e motivada a levar adiante as recomendações derivadas das avaliações.
Errado. Esse é o modelo tradicional, e não o novo modelo proposto pelos autores.
b) Nesse novo modelo, a qualidade dos instrumentos é mais importante para alcançar resultados verdadeiramente úteis que a habilidade do avaliador de fazer daquela experiência algo positivamente significativo para o avaliado.
Errado. A habilidade do avaliador é tão imprescindível quanto a qualidade dos instrumentos.
c) O novo modelo é tão eficiente que a aliança no trabalho de investigação não é tão útil para o efeito pretendido, isto é, para o encaminhamento mais adequado possível ao caso.
Errado. A aliança no trabalho é fundamental e decisiva no processo.
“Pode-se considerar igualmente que é a aliança no trabalho de investigação que fará com que os resultados da avaliação sejam mais ou menos úteis para os efeitos pretendidos: informação, intervenção e mudança. Na literatura sobre o Método de Rorschach já foi largamente demonstrado que a extensão e a validade de um protocolo dependem, em grande parte, das características do avaliador, de modo que este deve ser rigorosamente bem treinado”
d) Constitui um método específico de avaliação colaborativa que visa à intervenção psicológica em um modelo semiestruturado, organizado em etapas, no qual o teste psicológico é usado no centro de uma intervenção terapêutica limitada no tempo.
Certo!
“Desse modo, a AT constitui um método específico de avaliação colaborativa que difere dos objetivos e técnicas tradicionais da avaliação psicológica e visa também a intervenção psicológica, em um modelo semiestruturado. Basicamente, ela consiste em uma forma de avaliação psicológica colaborativa, organizada em etapas, na qual o teste psicológico é usado no centro de uma intervenção terapêutica limitada no tempo (Aschieri, Fantini & Smith, 2016; Finn, 2017). O objetivo central da AT é ajudar os clientes, quer sejam crianças, adolescentes, adultos, casais ou família, a reconceituarem suas vidas e seguirem em frente no seu progresso ou cura. O princípio básico é que a avaliação proporcione aos clientes uma poderosa oportunidade de mudança, na medida em que explora as crenças/ histórias/ narrativas que mantêm sobre si mesmos e sobre sua vida, dando significados às suas experiências, estruturando a sua autopercepção e as percepções interpessoais (Finn, 2017). Assim, a AT prima pela oportunidade de ver o mundo do ponto de vista dos clientes, focando em suas experiências e observações mediante um processo descritivo cooperativo.”
e) Uma de suas vantagens é o efeito iatrogênico, ou seja, o efeito de simplesmente ampliar o potencial transformador que uma avaliação psicológica pode ter sobre o avaliando. Por efeito iatrogênico se entende uma peça do quebra-cabeça que foi encontrada, resultando em insight e em bem-estar do cliente.
Errado. O efeito iatrogênico acontece quando algum comentário causa algum dano para o bem-estar do cliente, ou seja, não é uma vantagem.
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
Villemor-Amaral, Anna Elisa de, & Resende, Ana Cristina. (2018). Novo Modelo de Avaliação Psicológica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 122-132
Deixe um comentário