De acordo com Hutz et al (2016), as características do processo avaliativo de crianças incluem variabilidade e flexibilidade, que são termos que descrevem:
I. Quantidade, frequência dos encontros e forma de pagamento
II. Avaliações concomitantes
III. Sigilo das informações
Está (estão) certo(s):
- A) Somente os itens I e II.
- B) Somente os itens I e III.
- C) Somente os itens II e III.
- D) Os itens I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Os itens I, II e III.
Base teórica para a compreensão da questão
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, peço ao aluno que leia o trecho em destaque atentando-se para os grifos em azul, com base nas contribuições de Krug et al. (2016):
“Variabilidade e flexibilidade são termos que descrevem algumas das características do processo avaliativo de crianças. Isso inclui a quantidade e a frequência dos encontros, a forma de pagamento e as avaliações concomitantes. Já o tema do sigilo das informações geralmente é tratado com certa uniformidade pelos profissionais. Esses aspectos são debatidos a seguir.”
Análise das alternativas
I. Quantidade, frequência dos encontros e forma de pagamento
CORRETA. A respeito da “Quantidade, frequência dos encontros e forma de pagamento”, Krug et al. (2016) mencionam:
“O número de encontros necessários para realizar a avaliação psicológica de uma criança varia muito. Alguns profissionais realizam todo o processo em quatro encontros, e outros necessitam de mais sessões. [...] Em relação à frequência, sugerimos que as avaliações sejam feitas em encontros - semanais. [...] Geralmente são combinadas com os pais as formas de pagamento, que podem ser por sessão, por mês ou ao final do processo avaliativo.”
II. Avaliações concomitantes
CORRETA. Sobre as “avaliações concomitantes” Krug et al. (2016) explicam:
“Um recurso comumente utilizado para auxiliar no processo de avaliação psicológica da criança é o seu encaminhamento para a realização concomitante de outras avaliações. O trabalho interdisciplinar é uma alternativa para ampliar o olhar sobre a situação da criança e ter mais dados para a complementação da avaliação psicológica em curso. Para isso, estabelecem-se parcerias de trabalho com pessoas de confiança, às quais se recorre toda vez que uma avaliação de outra área se fizer necessária.”
III. Sigilo das informações
CORRETA. Concernente ao aspecto “Sigilo das informações” Krug et al. (2016) estabelecem o seguinte norteamento, confira:
“Quanto ao cuidado com o sigilo das informações coletadas na avaliação, é importante que o profissional reflita sobre o que pode e o que não pode ser revelado à criança e aos pais”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão corretos os itens I, II e III, portanto, LETRA “D”.
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Fonte consultada:
Krug, J, Bandeira, D. R., Trentini, C. M. (2016). Entrevista lúdica diagnóstica. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, C. Trentini, & J. S. Krug (Orgs.), Psicodiagnóstico (pp.73-98). Porto Alegre, RS: Artmed.
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