No que se refere aos tipos de avaliação em saúde mental, marque a alternativa errada.
- A) O nível de estruturação dos instrumentos é determinado por sua natureza (mais ou menos flexível), o que não interfere na composição dos estímulos que compreendem o instrumento.
- B) No formato de relato, são encontrados na literatura testes que devem ser respondidos por uma pessoa que tenha contato próximo com aquele que está sendo avaliado.
- C) Os instrumentos estruturados de avaliação referem-se aos testes denominados de autorrelato.
- D) Os procedimentos não estruturados se referem, geralmente, às entrevistas abertas realizadas na clínica.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O nível de estruturação dos instrumentos é determinado por sua natureza (mais ou menos flexível), o que não interfere na composição dos estímulos que compreendem o instrumento.
No que se refere aos tipos de avaliação em saúde mental, marque a alternativa errada.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Os instrumentos em saúde mental podem também ser agrupados de acordo com a natureza de sua avaliação, incluindo o método de avaliação e o formato de resposta (ver Cap. 2). No que respeita à natureza da avaliação, os instrumentos se distinguem em razão do nível de padronização, variando entre aqueles prioritariamente desestruturados ou não estruturados até aqueles mais estruturados. Os procedimentos não estruturados se referem, geralmente, às entrevistas abertas realizadas na clínica.
(...)
O nível de estruturação dos instrumentos é determinado por sua natureza (mais ou menos flexível), o que tem impacto direto na composição dos estímulos que compreendem o instrumento e nas possibilidades de resposta que o avaliado pode atribuir.
(...)
Diferentemente, os instrumentos estruturados de avaliação referem-se aos testes denominados de autorrelato. Essas ferramentas são caracterizadas pela autoaplicação, ou seja, em geral, o avaliado tem todas as informações necessárias para responder ao teste nas próprias instruções apresentadas em uma folha inicial. Além disso, há sempre um número limitado de respostas possíveis que o avaliado pode atribuir a cada questão.
Basicamente, alguns testes de autorrelato utilizam escalas de graduação como formato de resposta, largamente nomeadas de escalas tipo Likert, que variam entre três categorias de resposta (p. ex., “nunca”, “às vezes” e “sempre”) até um número maior de categorias, como 7 ou 10.1 Rigorosamente, uma escala Likert deve ter 5 pontos; qualquer outro número de categorias deve ser referido como “tipo Likert”. A ideia é que o avaliado escolha uma das categorias de resposta para cada questão apresentada. Entretanto, alguns instrumentos são desenvolvidos para serem respondidos em um formato distinto do gradual – no formato dicotômico: o respondente tem somente duas opções de resposta (p. ex., “sim” e “não”).
Também no formato de relato, são encontrados na literatura testes que devem ser respondidos por uma pessoa que tenha contato próximo (p. ex., um familiar, um professor ou um amigo) com aquele que está sendo avaliado. Esses testes são chamados de instrumentos de heterorrelato e vêm demonstrando relevância no levantamento de informações para diversos transtornos."
Fonte: "Instrumentos de avaliação em saúde mental" (Goreinstein et al.)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.
a) O nível de estruturação dos instrumentos é determinado por sua natureza (mais ou menos flexível), o que não interfere na composição dos estímulos que compreendem o instrumento.
b) No formato de relato, são encontrados na literatura testes que devem ser respondidos por uma pessoa que tenha contato próximo com aquele que está sendo avaliado.
c) Os instrumentos estruturados de avaliação referem-se aos testes denominados de autorrelato.
d) Os procedimentos não estruturados se referem, geralmente, às entrevistas abertas realizadas na clínica.
Deixe um comentário