O parecer psicológico é um documento que trata de um problema específico do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Esse documento tem como objetivo
- A) certificar determinada situação ou estado psicológico a um requerente, com uma finalidade específica, como justificar faltas ou aptidões para atividades específicas.
- B) informar a ocorrência de fatos ou situações concretas relacionadas ao atendimento, tais como, comparecimentos e dias/horários de acompanhamento.
- C) apresentar uma descrição dos procedimentos e conclusões geradas a partir de um processo de avaliação psicológica.
- D) informar sobre uma questão focal, buscando apresentar uma resposta esclarecedora de forma fundamentada e resumida.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) informar sobre uma questão focal, buscando apresentar uma resposta esclarecedora de forma fundamentada e resumida.
O parecer psicológico é um documento que trata de um problema específico do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Esse documento tem como objetivo
A questão ainda está baseada no texto da Resolução CFP 003/2007, que foi revogada pela Resolução CFP 006/2019.
Veja o texto da Resolução revogada:
"4 – PARECER
4.1. Conceito e finalidade do parecer
Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão- problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto."
Observe o texto da Resolução CFP 006/2019 sobre o Parecer:
"PARECER PSICOLÓGICO - Conceito e finalidade
Art. 14 O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.
I - O parecer psicológico visa a dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta.
II - A elaboração de parecer psicológico exige, da(o) psicóloga(o), conhecimento específico e competência no assunto.
III - O resultado do parecer psicológico pode ser indicativo ou conclusivo.
IV - O parecer psicológico não é um documento resultante do processo de avaliação psicológica ou de intervenção psicológica."
Com base nisso, vamos analisar as alternativas.
a) certificar determinada situação ou estado psicológico a um requerente, com uma finalidade específica, como justificar faltas ou aptidões para atividades específicas.
Essa alternativa fala sobre o Atestado.
Assertiva Falsa.
b) informar a ocorrência de fatos ou situações concretas relacionadas ao atendimento, tais como, comparecimentos e dias/horários de acompanhamento.
Essa alternativa fala sobre a Declaração.
Assertiva Falsa.
c) apresentar uma descrição dos procedimentos e conclusões geradas a partir de um processo de avaliação psicológica.
Essa afirmativa está relacionada ao Relatório.
Assertiva Falsa.
d) informar sobre uma questão focal, buscando apresentar uma resposta esclarecedora de forma fundamentada e resumida.
Essa é a alternativa que está de acordo com o Parecer, conforme vimos acima.
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário