Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicólogo, no seu exercício profissional, por vezes é solicitado à apresentar informações documentais com objetivos diversos, subsidiados em referências técnicas. O documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita, resultante da prestação de serviços psicológicos à pessoa, grupo ou instituição. Neste sentido, identifique qual dos conceitos apresentados melhor explica cada um dos documentos psicológicos apontados a seguir:

1. Declaração.

2. Atestado Psicológico.

3. Laudo Psicológico.

4. Parecer Psicológico.

(    ) Consiste em um documento de atribuição da(o) psicóloga (o), que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, tendo como finalidade afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

(   ) É o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda, e a quem o solicitou. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo e instituição atendida.

(    ) É um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a questões focais do campo psicológico.

(    ) Consiste em um documento escrito, através do qual é descrita a prestação de serviço psicológico, e tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizada ou em realização.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) 2 – 3 – 4 – 1.

  

    

(  2  ) Consiste em um documento de atribuição da(o) psicóloga (o), que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, tendo como finalidade afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

 

Essa afirmativa está de acordo com o Atestado Psicológico. Veja o texto da Resolução CFP 006 de 2019:

 

Art. 10 Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

 

(  3  ) É o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda, e a quem o solicitou. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo e instituição atendida.

 

Essa é a descrição do Laudo Psicológico. Veja:

 

Art. 13 O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.

 

(  4  ) É um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a questões focais do campo psicológico.

 

Esse é o caso do Parecer Psicológico. Observe:

 

Art. 14 O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.

 

(  1  ) Consiste em um documento escrito, através do qual é descrita a prestação de serviço psicológico, e tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizada ou em realização.

 

Essa afirmativa cita a Declaração.

 

Art. 9 Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguinte informações: (...)

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  3 – 2 – 1 – 4.
b)  3 – 1 – 2 – 4.
c)  2 – 3 – 4 – 1.
d)  2 - 4 - 3 – 1.
e)  2 – 3 – 1 – 4.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *