Bardagi e Nunes (apud LINS; BORSA, 2017) afirmam que a avaliação psicológica em intervenções de carreira pode ter como foco tanto a pessoa como o problema que ela traz para o contexto de intervenção.
A esse respeito, é correto afirmar que
- A) historicamente, a avaliação com foco na pessoa está mais relacionada às abordagens desenvolvimentais, construtivistas e sócio-históricas.
- B) ao considerar a avaliação com foco no problema, tradicionalmente o mais comum é a avaliação dos interesses profissionais e da inteligência na resolução de problemas.
- C) a avaliação com foco na pessoa irá investigar preocupações de carreira como o processo de tomada de decisão e a forma como a pessoa lida com as tarefas evolutivas referentes ao desenvolvimento de carreira.
- D) dentro das preocupações com o foco no problema, pode-se avaliar a adaptabilidade de carreira, considerando-se a prontidão para realizar escolhas realistas e a capacidade para lidar com as tarefas de desenvolvimento vocacional.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) dentro das preocupações com o foco no problema, pode-se avaliar a adaptabilidade de carreira, considerando-se a prontidão para realizar escolhas realistas e a capacidade para lidar com as tarefas de desenvolvimento vocacional.
Bardagi e Nunes (apud LINS; BORSA, 2017) afirmam que a avaliação psicológica em intervenções de carreira pode ter como foco tanto a pessoa como o problema que ela traz para o contexto de intervenção.
A esse respeito, é correto afirmar que
a) historicamente, a avaliação com foco na pessoa está mais relacionada às abordagens desenvolvimentais, construtivistas e sócio-históricas.
A questão está baseada no livro "Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos" de Lins e Borsa.
Essa alternativa distorce o seguinte trecho do livro:
"Historicamente, considerando-se apenas as teorias mais conhecidas de carreira no Brasil, a avaliação da pessoa está mais relacionada às perspectivas tipológicas e psicodinâmicas de carreira, enquanto a avaliação do problema está mais relacionada às abordagens desenvolvimentais, construtivistas e sócio-históricas."
Assertiva Falsa.
b) ao considerar a avaliação com foco no problema, tradicionalmente o mais comum é a avaliação dos interesses profissionais e da inteligência na resolução de problemas.
Outra distorção de um trecho do livro supracitado. Observe:
"De acordo com Savickas (2004), pode-se ter como foco da avaliação tanto a pessoa como o problema que ela traz para o contexto de intervenção. A avaliação da pessoa aborda as características pessoais e traços, avaliando aspectos como interesses profissionais e inteligência. Por sua vez, a avaliação do problema irá investigar preocupações de carreira como o processo de tomada de decisão e a forma como a pessoa lida com as tarefas evolutivas referentes ao desenvolvimento de carreira."
Assertiva Falsa.
c) a avaliação com foco na pessoa irá investigar preocupações de carreira como o processo de tomada de decisão e a forma como a pessoa lida com as tarefas evolutivas referentes ao desenvolvimento de carreira.
Essa alternativa também distorce o conteúdo do livro de Lins e Borsa:
"De acordo com Savickas (2004), pode-se ter como foco da avaliação tanto a pessoa como o problema que ela traz para o contexto de intervenção. A avaliação da pessoa aborda as características pessoais e traços, avaliando aspectos como interesses profissionais e inteligência. Por sua vez, a avaliação do problema irá investigar preocupações de carreira como o processo de tomada de decisão e a forma como a pessoa lida com as tarefas evolutivas referentes ao desenvolvimento de carreira."
Assertiva Falsa.
d) dentro das preocupações com o foco no problema, pode-se avaliar a adaptabilidade de carreira, considerando-se a prontidão para realizar escolhas realistas e a capacidade para lidar com as tarefas de desenvolvimento vocacional.
Essa é a alternativa que está de acordo com Lins e Borsa. Veja:
"Dentro das preocupações com o foco no problema, pode-se avaliar a adaptabilidade de carreira, considerando a prontidão para realizar escolhas realistas e a capacidade para lidar com as tarefas de desenvolvimento vocacional (Savickas, 2004)."
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
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