Leia as afirmativas a seguir:
I. Assessorar a escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, na compreensão e amplitude de seu papel, em seus limites e possibilidades, evitando o uso dos conhecimentos da Psicologia, é uma das finalidades da psicologia escolar.
II. O processo de avaliação psicológica dispensa o levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. A escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica não exige tais informações.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) As duas afirmativas são falsas.
Gabarito Letra D
I. Assessorar a escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, na compreensão e amplitude de seu papel, em seus limites e possibilidades, evitando o uso dos conhecimentos da Psicologia, é uma das finalidades da psicologia escolar.
Errado. Uma finalidade da psicologia escolar é assessorar a escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, utilizando os conhecimentos da psicologia.
II. O processo de avaliação psicológica dispensa o levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. A escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica não exige tais informações.
Errado. O levantamento dos objetivos e particularidades do individuo e da avaliação é um dos passos da avaliação psicológica, os instrumentos e estratégias a serem escolhidos só serão adequados com essas informações.
“¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;”
Assim, as duas afirmativas são falsas.
Nosso gabarito é Letra D
Referência
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha sobre avaliação psicológica. Brasília: CFP, 2013.
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