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Leia as afirmativas a seguir:

 

I. As avaliações psicológicas não têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Ainda que as avaliações psicológicas estejam calcadas em métodos cientificamente sustentados, elas dificilmente chegam a respostas mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.

 

II. A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

Gabarito Letra C

Leia as afirmativas a seguir:

 

I. As avaliações psicológicas não têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Ainda que as avaliações psicológicas estejam calcadas em métodos cientificamente sustentados, elas dificilmente chegam a respostas mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.

Errado. Se as avaliações dificilmente pudessem ser mais confiáveis que opiniões leigas ou acaso, não faria sentido todo o estudo envolvido, todo o tempo dedicado a elas.

“Como o comportamento humano é resultado de uma complexa teia de dimensões inter-relacionadas que interagem para produzi-lo, é praticamente impossível entender e considerar todas as nuances e relações a ponto de prevê-lo deterministicamente. As avaliações têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Entretanto, avaliações calcadas em métodos cientificamente sustentados chegam a respostas muito mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.”

 

II. A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora.

Certo.  

“A Educação Permanente em Saúde (EPS) parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora, propondo estratégias que possibilitam a construção coletiva, além de nortear caminhos para uma relação dialógica e horizontal, em que cada protagonista do SUS (trabalhadores, usuários e gestores) possa compartilhar, ensinar e aprender, construir e desconstruir concepções, ideias e conceitos acerca da saúde, de sua produção e operação e de seus papeis. A ESP, portanto,

  • pressupõe o desenvolvimento de práticas educativas que foquem a resolução de problemas concretos, em um processo de discussão em equipe, ou de autoavaliação, na perspectiva de buscar alternativas de transformação do processo de trabalho para o alcance de resultados mais efetivos e eficazes (VASCONCELOS et al., 2009, p. 20; CECCIM; FEUERWERKER, 2004).”
 

Assim, a afirmativa II é verdadeira mas a I é falsa.

Gabarito Letra C

 

Fonte: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade09/p_05.htm

https://site.cfp.org.br/avaliacao-psicologica/

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