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Leia as afirmativas a seguir:

 

I. A avaliação psicológica busca subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.

 

II. Contribuir com o desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais é uma atividade vedada ao psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino.

 

Marque a alternativa CORRETA:

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

Gabarito Letra B

I. A avaliação psicológica busca subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.

Certo!

“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.” 

 

II. Contribuir com o desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais é uma atividade vedada ao psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino

Errado. Essa é uma atividade que o psicólogo exerce nas equipes multidisciplinar.

“A Psicologia Escolar tem como referência conhecimentos científicos sobre desenvolvimento emocional, cognitivo e social, utilizando-os para compreender os processos e estilos de aprendizagem e direcionar a equipe educativa na busca de um constante aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem. Sua participação na equipe multidisciplinar é fundamental para respaldá-la com conhecimentos e experiências científicas atualizadas na tomada de decisões de base, como a distribuição apropriada de conteúdos programáticos (de acordo com as fases de desenvolvimento humano), seleção de estratégias de manejo de turma, apoio ao professor no trabalho com a heterogeneidade presente na sala de aula, desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia-a-dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos tenham papel preponderante.”

 

Assim, a afirmativa I é verdadeira, mas a II é falsa.

Gabarito Letra B.

 

Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha sobre avaliação psicológica. Brasília: CFP, 2013.

https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2019/05/157.pdf

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